domingo, 7 de setembro de 2014

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL BABA "DOMINGÃO DA ASBAC" - DOMINGO, 07.09.2014 - 23ª EDIÇÃO.

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL:  Senhoras e senhores. Nossa baba deste domingo é dedicado à Independência do Brasil, Há exatamente 192 anos, às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro I erguendo sua espada dá o grito de "Independência ou Morte", no dia 07.09.1822.

História da Independência do Brasil, Dom Pedro I, Grito do Ipiranga, 7 de setembro, História do Brasil Império,
Dia da Independência, transformações políticas, econômicas e sociais, dependência da Inglaterra no Brasil, bibliografia
História da Independência do Brasil - pintura, quadro de Pedro Américo 
Independência ou Morte: 7 de setembro de 1822 
quadro de Pedro Américo
Introdução
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
 
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
 
 Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.
Pós Independência
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.
 
BABA DOMINGÃO DA ASBAC - DOMINGO, 07.09.2014 - 23ª EDIÇÃO - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.

ORDEM DE CHEGADA: Vinte e seis atletas, compareceram para participar do baba "Domingão da Asbac", para jogar o "Baba da Independência", a saber:
1-Cidade, 2-Marco, 3-Motta, 4-Odaí, 5-Beto Passos, 6-Marcelino, 7-Rivelino, 8-Jaime, 9-Jerônimo, 10-Otávio, 11-Messias, 12-Ney,  13-Pains, 14.Itamar "Kid Banha", 15-Puskas, 16-Reinaldo, 17-Renê, 18-Orlando "Frivaca", 19-Alberto Viana, 20-Paturi, 21-Bartolnha, 22-Serrinha, 23-Pedrão, 24-Carlos Marcelino, 25-Zé Curvello e 26-Edson Borges.
Os times foram selecionados pelos bambas do futebol e ferrenhos adversários; Beto Passos e Rivelino.

TIME DE BETO PASSOS: Luiz Cláudio-goleiro, Marcelino (Renê), Vinicius Almeida, Odaí, Pains (Bartolinha), Beto Passos (Edson Gomes), Cidade, Marco (Itamar), Itamar (Paturi, depois Messias) =. (padrão branco)

TIME DE RIVELINO: Dilson  Kpo-goleiro, Reinaldo (Alberto Viana), Jerônimo, Messias (Pedrão), Ney (Serrinha), Otávio, Jaime (Ney), Motta e Puskas (Orlando).= (padrão azul)

PLACAR: Beto Passos 3 x 2 Rivelino

GOLS-TIME DE BETO: Itamar 2 e Cidade 1

GOLS-TIME DE RIVELINO: Motta 1 e Otávio 1

MELHORES JOGADORES: Cidade (do time de Beto Passos) e Jaime (do time Rivelino) 
CIDADE - MELHOR JOGADOR DO BRANCO
JAIME - MELHOR JOGADOR DO AZUL

PRATO DO DIA: Dobradinha oferecida pelo filiado Jean Luis Pereira Santos.

ÁRBITRO: Sebastião Eloy do Sindicato de Árbitros.

RESENHA: Diz o ditado popular "Time que está ganhando não meche", por isso é que o cartola Beto Passos (Ozorinho), embora tenha perdido no jogo da moeda tal qual no domingo passado, tornou repetir o placar do dia 31.08.2014, vencendo Rivelino por 3x2. O mestre Riva está entregando o ouro de Sierra Maestra ao bandido, porque seu tiro estar saindo pela culatra. Beto lhe venceu por nocaute técnico, logo no terceiro assalto!Os times até estavam equilibrados e o primeiro tempo terminou em 1x1. Com as substituições procedidas para o segundo tempo. ficou delineada a supremacia do time de padrão branco de Beto, Entraram Renê, Bartolinha, Edson Borges e Messias que era do time azul, (este no lugar de Paturi que havia entrado no segundo tempo, porém saiu machucado), reforçando ainda mais o time de Ozorinho. Final da partida Ozorinho 3x2 Portelinha.
BETO PASSOS 3 x 2 RIVELINO
Música solicitada por Beto Passos para seu time vencedor
Autores: Evaristo Ferreira da Veiga e D.Pedro I
HINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O Monumento da Independência, que abriga os restos mortais de D. Pedro e de suas duas esposas, no bairro do Ipiranga, na capital paulista
EDITORIAL: Prezados internautas, Exatamente há 192 anos, D. Pedro I proclamou a independência do Brasil em 07.09.1822.Vejam que o Brasil, até para ser reconhecida sua independência, foi obrigado a pagar  propina! Os Estados Unidos e o México, foram os primeiros países a reconhecer a nossa independência, mas Portugal exigiu a quantia de 2 milhões de libras esterlinas, para aprovar a nossa independência, quantia esta, que D. Pedro I tomou emprestado da Inglaterra.
Salvador-Bahia-Brasil: Domingo. 07.09.2014 - 11h34m - Alberto Sampaio - blog do painho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário