sexta-feira, 26 de novembro de 2010

MEDICINA E SAÚDE - 2ª EDIÇÃO

MANTENHA A CALMA. Quem disse que relaxar à noite tem de ser com TV e comida comprada pronta? O estresse pode prejudicar o sistema imunológico, a memória e o coração. E relaxar à noitre de forma saudável é tão fácil, quanto comer chocolate e dançar ouvindo um CD!..
<>Vista logo o pijama. Isso vai separar o seu lado "diurno" do "noturno" e lembrar o corpo de que está na hora de relaxar. <> Fique vitaminado (a).  Bata no liquidificador uma banana, morangos e um copo de iogurte de baunilha com gelo picado. As bactérias vivas do iogurte, o antioxidantes dos morangos e o potássio e a melatonina da banana compõem uma vitamina gostosa e saudável. <> Deleite-se com um quadrado de chocolote amargo (com menos menos 70% de cacau). Grama por grama, nele há mais antioxidantes reparadores de célula do que em todos os outros superalimentos, e um pedacinho satisfaz  aquela ânsia de doces. <> Brinque com seu animal de estimação. Estudos mostram que brincar com os
animais reduz o estresse. Aproveite. <> Dance a noite inteira: Ou pelo menos 20 minutos. Ponha pra tocar o seu CD favorito - pode ser um jazz, um bolero, um samba ou outro qualquer de sua preferencia  e mande ver. Assim é possivel queimar tantas calorias quanto na corrida, além de fazer alongamentos, melhor ainda, a familia toda pode participar. <> Exprima-se. Os diários não são só para adolescentes, registrar o pensamento pode ser benéfico para todos.Não  sinta obrigado (a) a escrever toda a noite, mas quanto mais escrevemos, mais percebemos que é ótimo para descarregar o estresse e organizar a mente.<> Seja verde.
O verde-claro é cor calmante; por que não pinta de verde o quarto de dormir, ou se preferir de branco gelo? Vai servir de lembrete para relaxar. <> Aproveite a natureza. Esqueça os problemas do dia-a-dia e sente-se no jardim (Se em aptº, na varanda) , fitando as estrelas. Sentir a imensidão  do cosmo vai revelar a pequenez dos problemas, e a magia de uma noite enluarada lhe trará pensamentos positivos                           <> Tome ópio Quer dizer algo semelhante: folhas de alface fervidas durante 15 minutos deixam na água muito lactucário, relaxante que afeta o cérebro de maneira parecida com o ópio (mas sem o risco de viciar!).
<> Seja ousado (a). Além dos benefícios óbvios, o sexo fará a sua taxa de batimentos cardíacos subir e mandar para o cérebro "endorfinas" que estimulam o sistema imunológico. Um estudo chegou a constatar que os homens sexualmente ativos vivem mais tempo do que quem faz sexo com menos frequência. O que está esperando?



APROVEITE AS SOBRAS: Almoçar sobras do jantar faz da intoxicação alimentar um problema; como agir para que a comida não estrague?
ANTES DO  JANTAR:                                                                                                                          > Não cozinhe com antecedência demais. Os microrganismos terão mais tempo para se multiplicar.
DEPOIS  D0  JANTAR:                                                                                                                         > Nunca embale a comida quente, espere até que esfrie, senão cria-se um ambiente propício aos micróbios.
> Não deixe a comida na panela: isso permite que as bactérias se acumulem. Guarde-a em   recepientes  herméticos.
> Evite embrulhar as sobras em papel-alumínio: ele acaba rasgando depois de aberto várias vezes por quem estiver com fome.
> Ao aquecer a comida, deixe esquentar bem.
CARNE:
> Depois da refeição, retire toda a  carne dos ossos, guarde em um recepiente tampado e deixe esfriar.
> Use a carcaça do perú para fazer sopas e ensopados: a carne da coxa pode ser desfiada e virar uma bela salada.
> Se guardar a carne de perú na geladeira. consuma em dois dias; se congelar comsuma em até três meses.
> Não deixe as sobras entrarem em contaco com a carne crua.
HORTALIÇAS:
> Transfira as sobras das hortaliças para um recepiente hermético destampado,deixe esfriar e depois tampe.
Guarde na geladeira e consuma em até três dias.
> Que tal congelar? Hortaliças como batata, pimentão perdem o gosto, mas ervilhas e feijões cozidos podem ser facilmente armazenados.
> Transforme as hortaliças que não podem ser congeladas em sopa ou guisado.
MOLHO:
> O molho, assim que esfriar, deve ser tampado e posto na geladeira no prazo máximo de uma hora e meia.
> Não guarde o molho  mais do que três dias.
> Ao esquentar um molho, deixe ferver bem e mexa bastante.