sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NOSSO TORRÃO NATAL HOMENAGEM DE HOJE: JEQUIÉ

JEQUIÉ-BAHIA: "Cidade Sol" - Feliz daquele que lembra de sua terra natal, de sua primeira profesora, de seus amigos de infância e até de sua primeira namorada!. Homenageio hoje, minha terra querida, onde tive uma infancia bonita!. A professorta era tia, o militar era "seu garda", o lança-perfume não era tóxico e os bancos dos jardins eram a sala de estar da cidade. As ondas médias das rádios: Globo,Marink Veiga,Mauá,
Nacional e Tupy chegavam nas pequenas cidades através das usinas e das  baterias de carros!.A energia era
fornecida pelas  usinas elétricas, movidas à oleo diesel e era desligada a partir das 22 horas.

Praça da Catedral Santo Antonio Jequié - Ba

JEQUIÉ AO LUAR

BARRAGEM DE PEDRAS EM JEQUIÉ

Hoje, vou homenagear minha  terra natal  -  JEQUIÉ. Espero que você  também conte a história de sua cidade natal, para que garbosamente, eu possa exibir neste conceituado BLOG DO PAINHO.  Envie através do E.maill:  albertojequie@hotmail.com. Tem duas coisas que os amigos precisam saber:  A) Aonde  nasceu Painho?  B)´Qual era o primeiro nome de batismo de Painho?.
A)- Eu nascí nos confins meridionais da terra: Fazenda Limoeiro da gleba Poço Da Anta, povoado do Baêta, (não confundir com Baêea - o fenônemo de torcida na Bahia, recentemente elevado à série A do brasileirão 2011), distrito do Baixão, municipio de Jequié, estado da Bahia, no Brasil. Há alguém mais "Jeca Tatú" (homem do interior) do que eu?
B)- Por ter nascido gêmeo, batizaram-me de  Alberto COSME de Almeida Sampaio  e o  outro,  de Albino DAMIÃO de Almeida Sampaio. Quando fui morar na séde, (Jequié) contava com 4 anos de idade, tirei a sorte grande. É que dona Pequena, a dona do cartório era cumadre de minha mãe. Alguns anos depois, já me ententendo como gente, dirigir-me ao cartório e pedi à  dona Pequena para tirar o COSME  do  meu
nome, porque podia atrapalhar meu namoro - a mulher iria pensar que eu  tinha cara de santo, e ao invés de namorar, ela possivelmente rezaría!. "Não pode não! menino, você já estar registrado com êsse nome"!. Pode sim, a senhora não é cumadre de minha mãe?. Outra coisa eu não tenho documento nenhum,vai demorar pra eu  tirar portanto é só a senhora passar  a borracha no COSME  que vou gostar. E foi assim que meu nome mudou, e eu pude namorar em paz!. Agora vou homenagear minha cidade mãe: Jequié.



                                 JEQUIÉ CIDADE SOL
                                    De: Wilson Novaes


                        De morro circundada, um sol ardente
                        Rio das contas um lençól de prata
                        Cantando endeixas sob o sol poente
                        E às noites de luar, em serenata!

                        Em datas idas um bravo inconfidente
                        Fincou na  terra brava em plena mata
                        Um marco que redoira o teu presente
                        Sob um facho de luz que se desata!

                        Na heráldica do teu fidalgo porte
                        Força em teu povo a sagração viríl
                        Que empolga as caminhadas do teu norte!

                        Que teu futuro é volva em glórias mil
                        Para que eu invejando a tua sorte  
                        Me abisme nas grandezas do Brasil!.



                               IMAGEM DE MULHER 
                               De: Alberto de A.Sampaio
                                           "Painho"
 
                         Dirijo-me à cama que me espera
                         Nas noites frías de abril
                         Tua imagem gira como esfera
                         Parando junto ao meu corpo, tão sutíl!

                         Se na infância brincavas n'outros pomares
                         Sem siquer saber da minha existência
                         É que eu respirava outros ares
                         Não podia sentir a tua essência!

                         Não sabes hoje, mulher
                         Que Deus me reservou esse destino
                         É que nascí, viví e deixei Jequié
                         Para te admirar, com meu sorriso de menino!
      
                         Sou um peregrino do amor
                         E um poeta que te canta em prosa
                         Venho predestinado a  que Deus determinou
                         Admirar uma mulher, que é uma ROSA!.



                                    AS POMBAS           
                               De: Raimundo Corrêa


                         Vai-se a primeira pomba despertada
                         Mais uma, mais outra , mais outra...
                         Enfim, dezenas de pombas vão-se dos pombais
                         Apenas, raia sanguínea e fresca a madrugada!

                         E à tarde, quando a rígida nortada sopra
                         Elas, ruflando as asas e sacodindo as penas
                         Voltam todas em bando e em revoada!

                         Também dos corações, onde abotoam os sonhos
                         Um por um, céreles voam
                         Como voam as pombais dos pombais!

                         No azul da adolescência as asas soltam
                         Porém aos pombais as pombas voltam
                         E eles, aos coraçoes não voltam mais!.



 PRAÇA CASTRO ALVES - JEQUIÉ

JEQUIÉ - BANHADA PELO RIO DAS CONTAS

BARRAGEM DE PEDRAS

ESTÁDIO WALDOMIRO BORGES

SÃO JOÃO EM JEQUIÉ

25 DE OUTUBRO - EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE JEQUIÉ



Um comentário: