sábado, 20 de novembro de 2010

OS MELHORES ESPORTISTAS DO SÉCULO 20 - LETRA I

ISABEL  Jogadora de vôley, Brasil (1960)-  Apesar de ter se transformado em um terrível lugar-comum. nenhum outro título lhe caía tão bem quanto o de Musa do Vôlei. Isabel foi uma atleta-símbolo de um esporte que viveu seu boom no Brasil no início dos anos 80. A imagem da atleta inteligente e bonita, da atleta talentosa e da supermãe (com seus quatro filhos) construiu o caríssima que ela desfrutava junto à torcida e à mídia. O começo de tudo aconteceiu no mirim do Flamengo. Isabel tinha 11 anos e ao lado da amiga Jacqueline, destacou-se nos campeonatos cariocas. Quando completou 16, a vaga de atacante titular da seleção, já era sua. MARIA ISABEL BARROSO SALGADO passou por vários  clubes brasileiros e conquistou três campeonatos. Em 87 mudou-se para a Itália. Em 89 passou a jogar por um  clube do Japão. Três anos depois a pior contusão de sua carreira. Rompeu os ligamentos do joelho direito e chegou a ouvir de um médico japonês que sua vida de atleta acabaría por alí. Isso aconteceu em 92, quando Isabel retornou ao Brasil. Aquí recuperou-se. E não so voltou às quadras como aceitou o convite de Jacqueline - agora craque nas areias  dos EUA - para formr uma dupla e disputar o Mundial de Vôlei de Praia daquele ano. Isabel, já com seus 32 anos de idade e 20 de vôlei, passou a alternar seus treinamentos nas praias e nas quadras. Resultado: em 94 foi Campeã Mundial de Vôlei de Praia nos EUA ao lado de Roseli. Daí em diante não quis mais saber de parar. E, aos 36 anos, continua jogando nas areias do Rio de Janeiro.

                            
                                                         ISABEL

ISRAEL:  Jogador de basquete, Brasil  (1960)-  Israel é personagem de uma longa história no basquete brasileiro. Dez anos de seleção brasileira, três Olimpíadas, em 84, 88 e 92, três Mundiais em 82, 86 e 90 e mais de uma dezena de títulos paulistas e brasileiros fazem parte do seu currrículo. Sua estréia na seleção adulta aconteceu em 1982. No ano seguinte Israel conquistou uma medalha de prata no Pan-Americano, numa final contra os Estados Unidos.O pivôt de 2,06m. forte na marcação e especialista nos rebotes, começava a se firmar na seleção. A mais expressiva vitória,e, certamente a mais emocionante da carreira de ISRAEL MACADO CAMPELO ANDRADE, este baiano que começou a bater bola aos 15 anos em clube de Salvador, aconteceria em 1987. Foi na fnal do Pan-Americano de Indianápolis, EUA, quando Israel ajudou a vencer os norte-americanos, trazendo para casa aquela que passou a ser a sua medalha preferida. Poucos meses antes do Pan, Israel já estava jogando na Itália, na mesma quadra em que Marcel de Souza estava. Era o começo de sua temporada européia que duraria nove anos.Israel ganhou experiência e dinheiro. Esteve nas quadras ao lado de ex-estrelas da NBA, o que lhe rendeu muita experiência. Israel voltou ao Brasil em 95 para jogar no time do Guarulhos. SP. E, mais uma vez encontrou o amigo Marcel, agora atuando como treinador do time. No mesmo ano  foi convocado para a seleção para atuar no torneio
pré-olímpico. Israel disputou o campeonato carioca de 96 sem mostrar muita vontade de parar antes de entrar na casa dos 40.

                                                         ISRAEL

IVO CAROTINI:  Jogador de pólo, Brasil  (1942)-  As condições de treinamento dos jogadores de pólo aquático na década de 60 não eram muito animadoras. Havia poucas piscinas aquecidas e pouca verba.Mesmo assim a geração do paulista Ivo Carotini fez daquela década uma das mais produtivas para o pólo. Ivo atuou na seleção brasileira, entre 62 e 74. Conquistou quatro títulos Sul-Americanos: 62, 63, 65 e 74, um Pan-Americano, Um bronze no Campeonato Mundial de 63 e um vice-campeonato no Pan de 67, alem de ajudar a colocar o Brasil entre as 10 melhores equipes nas Olimpíadas do Japão em 64 e na de 68 no México.
                      PAULO, IVO CAROTINI,  LUIS EDUARDO E FLAVIO RATTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário