terça-feira, 3 de abril de 2012

YOLANDA PEREIRA - A PRIMEIRA MISS UNIVERSO BRASILEIRA..

YOLANDA PEREIRA - MISS UNIVERSO-1930.  Na semana passada,  reverenciamos a beleza inconfundivel da   nossa "Eterna Miss Universo - Marta Rocha. A loira baiana que foi delirantemente aplaudida pelo povo de Long Beach-Califórnia-USA. que a corou sua "Miss Univeerso", vaiando os jurados que prenderam para o lado da americana Miriam Stevenson. Veja no quadro abaixo que tivemos uma miss universo em 1930 - Yolanda Pereira. Concurso realizado no Rio de Janeiro-Br.em 08.09.1930, mas não era considerado pela firma "Miss Universe Organization"
Miss Universo 1926 - 1935[7]
AnoMiss UniversoPaísLocal do Evento
1926Catherine Moylan Estados UnidosGalveston, Estados Unidos
1927Dorothy Britton Estados UnidosGalveston, Estados Unidos
1928Ella Van Hueson Estados UnidosGalveston, Estados Unidos
1929Lisl Goldarbeiter ÁustriaGalveston, Estados Unidos
1930(1)Dorothy Dell Goff Estados UnidosGalveston, Estados Unidos
1930(2)Yolanda Pereira BrasilRio de Janeiro, Brasil
1931Netta Duchâteau[8] BélgicaGalveston, Estados Unidos
1932Keriman Halis[9] TurquiaSpa, Bélgica
1933não realizado
1934não realizado
1935Charlotte Wassef[10] EgitoBruxelas, Bélgica
Yolanda Pereira (Pelotas, 16 de outubro de 1910 - Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2001) foi a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, em 1930, embora este título não seja reconhecido oficialmente pela Miss Universe Organization nem tenha qualquer ligação com ele.A primeira etapa das conquistas de Yolanda , o título de Miss Pelotas, foi conquistado através do sufrágio popular, tendo ela sido a candidata mais votada, com 4.202 votos. Em Porto Alegre, concorrendo com as demais candidatas, sagrou-se Miss Rio Grande do Sul, em concurso patrocinado pelo extinto jornal Diário de Notícias.
Na então capital federal, o Rio de Janeiro, embora não alimentasse esperanças de vitória, ela foi escolhida como a Miss Brasil.
O concurso internacional, à parte do de Galveston, foi realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, com o nome de International Beauty Contest.[6] O país tinha seus jurados em desvantagem, e o resultado final estava na dependência dos jurados europeus, sendo que a favorita era a Miss Portugal. Mas a escolhida foi Yolanda. Em agosto de 1930 (algumas fontes indicam o dia 7 de setembro) Yolanda foi proclamada Miss Universo. O parecer da comissão julgadora levou em conta quesitos como beleza, graça, equilíbrio, proporção, formas e distinção. Os jurados também estiveram atentos ao tipo étnico e à visão do conjunto.
O promotor do concurso era o vespertino carioca A Noite,[7] a quem Yolanda concedeu a primeira entrevista, falando de sua surpresa pelo resultado. Disse que não esperava, que não alimentava tal ambição, e que apenas se preocupava com o desejo de desempenhar da melhor maneira possível o papel de Miss Brasil.
Yolanda morreu com 90 anos, no Rio de Janeiro.

Álbum do concurso Miss Universo no Rio de Janeiro
em 08.09.1930 - Local: Copacabana Pálace Hotel.
YOLANDA PEREIRA - A 1ª MISS UNIVERSO
BRASILEIRA

Rio de Janeiro-Br. Copacabana Pálace Hotem
Data: 08.09.1930.
 YOLANDA PEREIRA - MISS UNIVERSO-1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário