quarta-feira, 28 de maio de 2014

FRUTAS BRASILEIRAS - MAÇÃ E PERA - FAÇA A COMPARAÇÃO

INTRODUÇÃO: Prezados internautas, Fui buscar conhecimentos na revista SAÚDE da Editoral Abril, na Wikipédia, a enciclopédia livre e no Google, justamente para lhes presentear com esta matéria que nos propicia analisar o valor equivalente entre as frutas - MAÇÃ E PERA. Leia a matéria e tirem suas conclusões. 
 
POMARES DE MACÃ
 
POMARES DE PERA
MAÇÃ - ADÃO E EVA NO PARAISO
 
 
POMARES DE MACÃ
MAÇÃ: A maçã é o fruto pomáceo da macieira,1 árvore da família Rosaceae. É um dos frutos de árvore mais cultivados, e o mais conhecido dos muitos membros do género Malus que são usados ​​pelos seres humanos. As maçãs crescem em pequenas árvores, de folhacaducifólia que florescem na Primavera e produzem fruto no Outono. A árvore é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii, ainda é encontrado atualmente. As maçãs têm sido cultivadas há milhares de anos na Ásia e Europa, tendo sido trazidas para a América do Norte pelos colonizadores europeus. As maçãs têm estado presentes na mitologia e religiões de muitasculturas, incluindo as tradições nórdica, grega e cristã. Em 2010, o genoma da fruta foi descodificado, levando a uma nova compreensão no controle de doenças e na reprodução seletiva durante a produção da maçã.
Existem mais de 7.500 plantações conhecidas de maçãs, resultando numa gama de características desejadas.
HISTÓRICO: A maçã sempre foi uma importante fonte alimentícia em regiões de clima frio. Provavelmente, a macieira é a árvore cultivada há mais tempo pelo homem[carece de fontes]. É a espécie de fruta, à exceção dos cítricos, que pode ser conservada durante mais tempo, conservando boa parte de seu valor nutritivo. As maçãs de inverno, colhidas no final do outono e guardadas em câmaras ou armazéns acima do ponto de congelamento, têm sido um alimento destacado durante milênios na Ásia e na Europa e, desde 1800, nos Estados Unidos.
  
                             MAÇÃ                                                             PERA
MULHER PERA
 
 
POMARES DE PERA
PERA:pera (pré-AO 1990: pêra) é o fruto comestível da pereira uma árvore do género Pyrus L., família Rosaceae, e uma das mais importantes frutas de regiões temperadas.

CONTEÚDO VITAMÍNICO: 
  • Possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B3, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo que fortifica o músculo cardíaco essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e sanam algunsproblemas de pele.
  • É muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, devido ao seu baixo valor calórico (cerca de 53 calorias por cada cem gramas de fruto). Usada em regimes alimentares, devido a sua leveza e textura e de fácil absorção pelo organismo e tratamentos cardíacos, é um bom complemento alimentício, tanto na formação dos ossos, dentes e sangue como mantêm o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.
  • Tem muitas fibras, por isso é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.
FORMA DE CONSUMO: É excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geleias, sorvetes. Largamente apreciada no acompanhamento dequeijos picantes e de sabor forte. Quando comidas sozinhas, é costume português pôr açúcar e comer as peras doces.
Para não escurecer depois de cortada, pode ser respingada com limão.

COMPARE
Nessa disputa pra lá de saudável, o placar bem que poderia indicar empate. É que as diferenças entre os dois alimentos são mínimas - repare na tabela abaixo - os benefícios, incontáveis.
Tabela de nutrientes da Pera e da Maçã.

1-Energia                    2-Proteínas                 3-Carboídratos
Pera..... 53 cal              Pera,....... 0,6 g            Pera.......... 14 g
Maçã....56 cal               Maçã,,,,,,,0,3 g             Maçã.......15,2 g

4-Fibras                      5- Potássio                   6-Magnésio   
Pera..... 3 g                  Pera......116 mg            Pera......... 6 mg
Maçã..1,3 g                  Maçã....  75 mg             Maçã........ 3 mg

(Os valores acima referem-se a 100 gramas do alimento)  
PLACAR SAÚDE
PERA    6 x 0    MAÇÃ
 
POMAR DE MAÇA                POMAR DE PERA
A maçã, uma das frutas mais estudadas pelos cientistas, se destaca pela presença das vitaminas A, B, C e E, alem dos minerais potássio, ferro e cálcio. "Um conjunto de nutrientes similar ao da pera", nota a nutricionista Gabriela Maia, do Rio de Janeiro, As fibras, responsáveis por destravar o intestino, também dão as caras em ambas. Porém. é nesse quesito que reside a maior discrepância entre elas. "A pera tem cerca de duas vezes mais fibras do que a maçã", aposta a especialista. Para aproveitar os benefícios dessas substâncias - que ainda dão saciedade e reduzem a absorção do colesterol -, o ideal é não descartar as cascas. No mais, o recado é revezar as frutas no cardápio. "Uma alimentação colorida é sinônimo de maior variedade de nutrientes", enfatiza Gabriela.
 
COLHEITA DE MAÇÃ                 COLHEITA DE PERA
Salvador-Bahia-Brasil - Quarta-feira, 28.05.2014 - 15.00h - Alberto Sampaio- blog do Painho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário