quinta-feira, 5 de junho de 2014

MEDICINA E SAÚDE - NUTRIÇÃO: SOJA PRETA É MELHOR DO QUE A AMARELA?

NUTRIÇÃO por Lila de Oliveira. Matéria extraída de revista "Saúde" da Editora Abril - edição Fev/2014.

01-SOJA PRETA É MELHOR DE A A AMARELA? Pesquisa aponta que, depois do cozimento, o grão escuro concentra mais teor de substâncias antioxidantes.
  
    SOJA PRETA                                                      SOJA AMARELADA
No que diz respeito à quantidade de proteínas, lipídios e carboidratos, a soja amarela não deve nada à preta. A história muda quando o foco são os compostos fenólicos antioxidantes que protegem contra doenças cardiovasculares, diabete, perda óssea e câncer, "Apesar de essas moléculas aparecerem nos dois tipos de grão, após o cozimento a concentração delas mostra-se bem  mais significativa no escuro", revela a engenheira de alimentos Diana Figueiredo de Rezende, da Universidade de São Paulo. A conclusão vem de um estudo assinado pela especialista em parceria com colegas da Universidade Estadual de Campinas.E nem adianta tentar fugir desse modo de preparo, já que ele é necessário para eliminar lectinas e fitatos, elementos que diminuiriam o aproveitamento dos nutrientes presentes na leguminosa. Para completar, a soja preta carrega antocianinas - compostos fenólicos responsáveis por sua cor - que garantem uma blindagem mais efetiva às células do corpo.

SALADA DE SOJA BICOLOR
(rendimento: 4 porções)
INGREDIENTES                                             MODO DE PREPARO
* 1/2 xícara (chá) de soja preta                    Cozinhe os grãos
* 1/2 xícara (chá) de soja amarela               em água fervente
* 1 tomate picado                                          até que eles fiquem 
* 1/2 cebola picada                                        al dente. Misture  
* 1/2 xícara (chá) de salsão em rodelas     o restante dos ingredientes
* Azeite de Oliva                                           em uma travessa                                         
* Sal a gosto                                                  e sirva.

02-MOLHO DE TOMATE PARA O CORAÇÃO: A receita, parceira perfeita de massas, reúne boas doses de polifenóis e carotenoides, capazes de reduzir o risco cardíaco. Faça o molho em casa. O industrializado leva ingredientes como o açúcar e amido. Logo, não é tão vantajoso.
Cientistas da Universidade de Barcelona, na Espanha, identificaram altos níveis de carotenoides, polifenóis e vitamina C neste que é um dos pilares da dieta mediterrânea: o molho feito de tomate, cebola, alho e azeite de oliva. A adição de óleo de oliveira, aliás, é fundamental para que a receita não fique apenas apetitosa como favorável à saúde. "É que ele potencializa a ação de todas essas substâncias encontradas na receita", justifica Rosa Maria Lamuela, uma das autoras da avaliação. Sorte a nossa, pois a combinação de nutrientes ajuda a diminuir a pressão arterial, inibir a oxidação do colesterol ruim e combater processos inflamatórios - daí o motivo pelo qual seu consumo afasta de doenças cardiovasculares e câncer. "Mas faltam análises complementares para chegarmos à proporção ideal de cada ingrediente". pondera a pesquisadora. Por enquanto, sabe-se que, consumindo 129 gramas de molho, é possível absorver de 6 a 10 miligramas de carotenoides e até 24 miligramas de polifenóis. Um prato cheio para a saúde - e, se o cardápio também for composto de peixes, cereais e oleaginosas, outros itens típicos da dieta mediterrânea, melhor ainda. 
Plantação de Tomates
  

INGREDIENTES PARA FAZER O MOLHO DE TOMATE
(Veja abaixo)
   
        Tomates                   Azeite de oliva - extra virgem               Alho  e cebola
  
Sal                           Manjericão                                     Orégano
ÁGUA
CATARATAS DO IGUAÇÚ
NA COZINHA
Bata no liquidificador 4 tomates, 1 xícara (chá) de água, 1 colher (sobremesa) de azeite extra-virgem, 1 colher (chá) de sal, 1/2 cebola e 1 dente de alho. Leve ao fogo baixo por 20 minutos (ou até o molho encorpar), adicione manjericão e orégano a gosto e silva com massas e carnes.
Salvador-Bahia-Brasil: Quinta-feira, 05.06.2014 - 19h51m - Alberto Sampaio - blog do Painho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário