quarta-feira, 18 de junho de 2014

SÃO JOÃO DE IBICUÍ - NO RANKING DAS FESTAS JUNINAS

IBICUÍ-BAHIA: Ibicuí é um município do estado da Bahia, no BrasilIbicuí" é um termo de origem tupi que significa "água do pó da terra", através da junção dos termos yby ("terra"), ku'i ("pó")6'y ("água")7
História 
Ibicuí foi emancipado do município de Poções por projeto do vereador Ataíde Andrade Fonseca, falecido em 24 de agosto de 2006, aos 94 anos de idade.
Geografia
Sua população, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, é de 15 618 habitantes. Faz divisa com os municípios de ItororóFirmino AlvesDário Meira, entre outros, porém possui estreita relação com Iguaí (quinze quilômetros de distância) e Nova Canaã (22 quilômetros).
Turismo
Ibicuí é há muito tempo conhecida por suas festas juninas. Pessoas de todo os municípios da Bahia e de outros estados brasileiros vão à cidade para aproveitar o frio e o forró do mês de Junho. Durante todo o ano, a cidade se prepara para esta festa, que movimenta uma grande quantidade de dinheiro. O número de visitantes, atraídos pelas boas atrações na Praça Régis Pacheco e nas "festas de camisas", chega a ultrapassar o número de moradores da cidade.
Inúmeras bandas de forró conhecidas nacionalmente se apresentam todos os anos em Ibicuí. Bandas estas como Mastruz com Leite, Estakazero, Calcinha Preta, Canários do Reino, Limão com Mel e cantores como Flávio José. Bandas regionais também marcam presença nesta festa, entre elas Cacau com Leite e a indispensável Banda Lordão, que toca neste São João a muitos anos. Até Luiz Gonzaga, o conhecido "Rei do Baião", já se apresentou em Ibicuí.
IGREJA MATRIZ - IBICUÍ-BAHIA

Ibicuí

Com a fama da hospitalidade, os moradores de Ibicuí recebem de braços abertos visitantes e turistas para a festa de São João, uma das mais aguardadas do ano. A cidade oferece serviços de hospedagem com estrutura de camping com água, energia e segurança, além, é claro, de muita festa e tradição.
Para quem gosta de um autêntico São João, ao lado de uma fogueira, tomando licor e quentão para se aquecer do frio na noite da cidade, vai encontrar tudo isso e muita festa. Inúmeros eventos acontecem na cidade durante o período junino.
Não faltam opções para curtir mais a cidade. A festa Tico Mia, que acontece desde 1987 e surgiu através de reunião entre amigos de faculdade, sempre conta com atrações de peso como Aviões do Forró e Banda Lordão. A festa acontece na fazenda El Dourado, a cerca de 3 km do Centro de Ibicuí. Além disso, segundo a produção do evento, os organizadores oferecem serviços de tudo incluso, ou seja, bebidas e comidas incluídas no valor do ingresso. Para mais informações, acesse o site: www.ticomia.com.
Como chegar
Saindo de Salvador pela BR-324, o motorista deve seguir sentido sul, pela BR-116, até Poções. Daí é preciso trafegar por mais 67 km pela BA-262 para chegar a Ibicuí. Para quem quiser se descolar de ônibus, a empresa Águia Branca oferece roteiro Salvador-Ibicuí. Para mais informações sobre as linhas de ônibus, basta ligar pelo telefone (71) 4004-1010.
Onde ficar
Para conhecer opções de hospedagem, basta ligar para a Prefeitura local pelo telefone (73) 3272-2137.

Dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano se apresenta em Brasília nesta sexta (18) (Foto: Marcelo Faustini/Divulgação)
Sertanejos Zezé di Camargo e Luciano

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE IBICUÍ
Praça pública, Brega Night e Ticomian 2014

22/Junho: Zezé di Camargo e Luciano, As coleguinhas, Wesley Safadão, Cesar Menotti e Fabiano (TICOMIA)

22/Junho: Dorgival Dantas (Praça Pública)
TICOMIA
Onde: Fazenda Eldorado, em Ibicuí
Como chegar: saindo de Salvador pela BR-324, o motorista deve seguir sentido sul, pela BR-116, até Poções. Daí é preciso trafegar por mais 67 km pela BA-262 para chegar a Ibicuí.
Atrações: As coleguinhas, Wesley Safadão, Zezé di Camargo e Luciano e Cesar Menotti e Fabiano
Atrações: Zezé di Camargo e Luciano, As coleguinhas, Cesar Menotti e Fabiano

Ingressos: R$ 250 (pista)
Confira as programação de outros arraias: www.tazaqui.com.br
Excursão da Tia Tutu à cidade de Ibicuí- Bahia
Uma prévia do São João Ibicuiense.
SÃO JOÃO-2014 - IBICUÍ-BAHIA

EDITORIAL:  Das sete cidades interioranas que promovem o melhor São João da Bahia, pelo menos em minha seleção, já publiquei para a escolha dos internautas, as seguintes: Amargosa, Cruz da Almas, Ibicuí, Jequié, Jaguaquara e Senhor do Bonfim. Portanto estou lhes devendo tão somente, a programação da cidade de Piritiba, que será a próxima postagem Salvador-Bahia-Brasil: Quarta-feira, 18.06.2014 - 22h09m - Alberto Sampaio - blog do Painho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário