quarta-feira, 18 de junho de 2014

SÃO JOÃO DE PIRITIBA - NO RANKING DAS FESTAS JUNINAS

PIRITIBA-BAHIA: Piritiba é um município brasileiro do estado da Bahia, região Centro-Norte. Localizado na região da Chapada Diamantina, encontra-se a 316 quilômetros de Salvador. Possui área territorial de 994,5 quilômetros quadrados, temperatura média de 23,6 graus e encontra-se a 554 metros acima do nível do mar.
A região onde hoje encontra-se Piritiba começou a ser desbravada por volta de 1883, e o primeiro povoamento do lugar iniciou-se por volta do ano de 1925, com a fazenda Cinco Várzeas 6 .
O município de Piritiba foi fundado em 1952, emancipando-se então do vizinho município de Mundo Novo. Logo após, voltou a ser reanexado, mas tornou a emancipar-se em 1958. O nome do município deriva de expressão que significa, em língua indígena desconhecida, "terra do junco". A localidade foi batizada com a atual nomenclatura apenas em 1938, quando o povoamento foi intensificado.
Piritiba possui população estimada, para o ano de 2006, em aproximadamente 23 mil habitantes. Sua economia tem funcionado, ao longo de décadas, nas atividades de agricultura (especialmente o cultivo de mandioca), microindústria e outras rendas provenientes do comércio e do funcionalismo público.
Possui um dos mais conhecidos festejos juninos do estado da Bahia, o São João de Piritiba, usualmente realizado entre os dias 20/24 de junho, época que o município recebe considerável aporte de renda e pessoas, em função do festejo.
Conhecida também pela citação de Raul Seixas, na música "Capim Guiné", composição de Wilson Aragão (Compositor e Cantor da terra).
FOTO ILUSTRATIVA 
  
  

São João de Piritiba programação 2014 – São João da Bahia.Foto divulgação/Facebook. São João Piritiba 2014.

Foto divulgação/Facebook. São João Piritiba 2014.
Localizado a 317 quilômetros de Salvador, o São João de Piritiba 2014, uma das festas mais tradicionais da Bahia, será marcado pelo Arraiá Capim Guiné, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de junho.
A festa que tem esse nome em homenagem a uma música de Raul Seixas e Wilson Aragão, reúne todos os anos uma programação com muito forró. Para este ano, atrações como Pablo do Arrocha e Edson e Hudson já foram selecionadas.
Dois palcos serão montados na Praça Getúlio Vargas, onde acontecerá o revezamento das bandas que começam as apresentações as 14:00 horas.
Segundo Ivan Cedraz, prefeito da cidade, a decoração da festa e da cidade também será baseada na música de Raul.
Confira como foi a apresentação da Canários do Reino no São João de Piritiba-Bahia.
CANÁRIOS DO REINO "LENHA NA FOGUEIRA"

Programação São João de Piritiba 2014:

Confira as atrações divulgadas para animar o São João de Piritiba 2014:
Pablo
Edson e Hudson
Filomena
França
Sanfona com Dendê
Canindé
LPM
CANINDÉ:  Uma das atrações do São João-2014 da cidade de Piritiba-Bahia.
Autores: Dominguinhos e Nando Cordel
 CANINDÉ - "GOSTOSO DEMAIS"
EDITORIAL:  Prezados amigos e amigas. Pesquisem nas postagens anteriores e encontrarão as novas programações de São João das sete cidades interioranas que promovem o melhor São João da Bahia, a saber: Amargosa, Cruz da Almas, Ibicuí, Jaguaquara, Jequié, Piritiba e Senhor do Bonfim. Esta é a minha seleção, mas cada internauta, por certo, tem sua preferência! Portanto, ainda estão indecisos? Assumam o comando da excursão e boa viagem para qualquer uma das cidades acima relacionadas, ou para  outras quaisquer cidades de suas preferências.
Salvador-Bahia-Brasil: Quarta-feira, 19.06.2014 - 23k23m - Alberto Sampaio - blog do Painho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário