PATRICIA AMORIM - PRESIDENTE DO FLAMENGO
PATRÍCIA MEDRADO: Tenista, Brasil (1956 )- Uma das melhores jogadas de Patricia Medrado aconteceu em 1980, quando com uma passada só, ela iniciou uma mudança na estrutura dos campeonatos de tênis feminino no Brasil. Ao lado de Cláudia Monteiro, Pat liderou um boicote ao Campeonato Brasileiro
que recebeu a adesão de quase todas as jogadoras de ponta da época. Queriam, basicamente, aumentar o valor dos prêmios e mais campeonatos para dar chances a novas garotas. A idéia deu certo. Poucos dias depois do Brasileiro, a empresa Sul-América apoiou a causa das rebeldes e promoveu o seu primeiro torneio feminino. Daí para frente, as tenistas começaram a ter melhores condições no Brasil. O sucesso do boicote deveu-se certamente à importância que Patrícia Medrado já tinha na cena nacional. Nascida na Bahia, participou de seu primeiro campeonato importante com 14 anos, no Rio de Janeiro. Saiu-se bem e de lá foi jogar no Orange Ball,em Miami. Mesmo sem treinador (luxo que só viria a ter aos 25 anos), destacou-se entre as tenistas brasileiras. Em seu cartel, há sete conquistas do Campeonato Brasileiro, cinco da Copa Santista, duas quarta-de-final em Wimbledon (82 e 83) em dupla com Cláudia Monteiro e outras vitórias importantes em torneios europeus, americanos e japoneses.Patrícia foi uma das poucas a ter a oportunidade de enfrentar as melhores tenistas do mundo. Já jogou contra a russa Martina Navratilova, Chris Evert, Billie Jean King e com uma alemâzinha que, na época tinha apenas 14 anos, Steffi Graf. Em 82 chegou à sua melhor posição no ranking mundial, 48ª. (era a melhor posição de uma nadadora brasileira depois de Maria Esther Bueno). Quando completou 20 anos de tênis, em 89, decidiu parar. Já formada em educação física e ainda em fisioterapia, Patrícia começou a atuar como treinadora e ajudou a formar muitas das novas caras do tênis feminino dos anos 90.
PATRÍCIA MEDRADO
MAGIC PAULA
BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL DE BASQUETEBOL FEMININO
PAULO CAROTINI: Jogador de pólo, Brasil (1945)- Paulo Carotini transformou-se em atleta de pólo aquático por influência do seu irmão Ivo. Aos 17 anos mais jovem atleta da Seleção Brasileira, participou de seu primeiro Campeonato Sul-Americano. Paulo e Ivo formaram um diupla respeitada tanto no Brasil quanto no exterior pela técnica e entrosamento que apresentavam nas piscinas.Paulo Carotini foi 21 vezes campeão brasileiro, duas vezes campeão sul-americano em 1962 e 1966. Foi ainda MEDALHA DE OURO no Pan-Americano de 63 e PRATA no Pan de 1967. A maior parte do tempo em que jogou esteve ao lado de seu irmão.Aos 28 anos -no ápice da carreira - deixou de atuar como atleta e virou técnico da Seleção Brasileira.
PAULO CAROTINI
PELÉ - O ATLETA DO SÉCULO
PELÉ - GOL DE BICICLETA
VIDEO DO GOL MAIS BONITO DE PELÉ
CRISTO REDENTOR
SINOS DA PAZ E DA ESPERANÇA
NOTA DO EDITOR: Chegamos em 31.12.2010 - final de ano!-,coincidentemente coube ao rei PELÉ "o atleta do século" fechar esta relação dos "Melhores Esportistas do Século 20". Já foram lembrados dos nomes dos atletas que começam com a letra A até então e hoje, os que começam com a letra P. Coube ao notável jogador Ademir da Guia, abrir a matéria e a Pelé fechá-la. Estarei publicando, dentro em breve, os nomes dos atletas que começam com a letra R e por fim, os de letra Z, concluindo todo trabalho. Para os amigos e familiares, desportistas, dirigentes de clubes, árbitros e bandeirinhas, diretores da Asbac, demais clubes de Salvador e para todos que contribuem para que outros tenham uma vida melhor, este blog da família baiana - "Blog do Painho" , deseja-lhes um feliz ano novo!. Que em 2011 vocês consigam realizar tudo aquilo que ficou faltando neste ano que se finda. Alberto de A.Sampaio - "Painho"