segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

OS MELHORES ESPORTISTAS DO SÉCULO 20 LETRA L

LARS SIGURD E ALEXANDRE WELTER:  Velejadores,  Brasil (1943 e 1953)-  Na Olimpíada de Moscou, em 1980, Alexandre Welter e Lars Sigurd atingiam o ápice da carreira conseguindo uma madalha de OURO na classe Tornado - a mais veloz do iatismo. No mesmo ano a dupla ainda conseguiu mais uma medalha, desta vez de PRATA no Campeonato Europeu e um quarto lugar no torneio da cidade alemã de Kiel - onde acontece uma das provas mais importantes do circuito internacionaal. Alexandre Sigurd e  seu parceiro LARS SIGURD BJÖRKSTRÖM haviam começado a trabalhar juntos em 1975. Ambos já tinam uma vasta experiência na vela e eram colecionadores de títulos. Mas quando resolveram se unir, deu tanto certo, que conseguiram as marcas mais importantes de suas carreiras. Em 1976, apenas um ano depois no início da "sociedade"colocavam-se entre os 15 melhores velejadores no Campeonato Mundial ,disputado na Austrália.Passaram a disputar quase todos os torneios de destaque no circuito internacional. Venceram por quatro vezes o campeonato brasileiro . (76, 77, 78 e 83). Welter tem mais dois títulos brasileiros com outro timoneiro (81 e 83).Em 1978 passaram a treinar com mais assiduidade nos mares européus.Lars, um sueco naturalizado brasileiro, usava a casa de seus pais em Estocolmo, como ponto de referência para manter um dos barcos da dupla.O outro ficava no Brasil. De olho na Olimpíada de Moscou , iniciaram uma bateria  de treinos nas águas geladas que banham a ex-URSS. A intimidade que estabeleceram com  o lugar fez dos brasileiros os melhores do mundo. Alex Welter e Lars Sigurd navegaram juntos até 1984. Formaram novas equipes e continuaram a conquistar títulos. Mas nnenhum período foi tão produtivo quanto os anos em que estiveram no mesmo barco, mantendo o Brasil entre as grandes potências do iatismo mundial.


LARS SIGURD BJÖRKSTRÖM



ALEXANDRE WELTER

 LEÔNIDAS DA SILVA:  Jogador de futebol, Brasil  (1913)- "Quando Leônidas faz um gol, pensa-se estar sonhando, esfregam-se os olhos. Leônidas é a magia negra."  As palavras foram de um renomado jornalista françês Raymond  Thourmagen após assisrtir a uma partida do Brasil na Copa de 38. O Brasil ficou com o 3º lugar. Leônidas se consagrou como o melhor centroavante de seu tempo. Foi no Bonsucesso, o time carioca que o iniciou, que Leônidas  marcou um gol que virou sua marca registrada - e seria uma jogada reservada apenas aos craques em toda a história do futebol. A bola era lançada na área atrás do  bom centroavante Leônidas,e alta demais.Sem qualquer possibilidade de um gol tradicional.Leônidas se atirava no ar de costas  para o gol adversário, tomava impulso com uma perna e, lá em cima. chutava com a outra. Estava inventando o famoso gol de "bicicleta". Jogando por clubes foi extraordinário. Passou pelo Vasco. Peñarol do Uruguai, Botafogo e Flamengo, sempre ganhando títulos. Em 1942, foi contratado pelo São Paulo, onde foi recebido como herói. Sua estréia contra o Corinthíans marcou o recorde de público no estádio do Pacaembu.Conquistou com o clube tricolor os títulos de 43, 45, 46, 48 e 49,em anos de gloria. Pela seleção foi artilheiro em 38,com sete gols e autor do único gol brasileiro em 34.O centroavante que ganhou o apelido de " Diamante Negro"  foi certamente uma peça chave para dar ao futebol brasileiro o prestígio mundial que ele tem atualmente.

LEÔNIDAS DA SILVA

LEÔNIDAS DA SILVA (Inventor do gol bicicleta)

LUIS ONMURA: Judoca, Brasil (1960)- Na década de 80, fase em que o judô se consolidava no Brasil, Luis Onmura teve preesença marcante. O samurai, como ficou conhecido, iniciou sua atividade esportiva no futebol de salão, antes de começar a competir pela categoria leve, no judô. Escolheu certo. Aprendeu ainda os primeiros fundamentos na tradicional escola Shinohara e, em pouco tempo, já estava no circuito do judô profissional. Aos 19 anos, faturava a sua primeira medalha de PRATA nos Jogos Pan-Americanos de San juan. Levou a melhor também nos Joigos Pan-Americanos de Caracas em 1983, medalha de PRATA e Indianápolis 1987, levando mais uma PRATA.Na sequência, faturou dois Sul-Americanos e a Copa Canadá de Judô. Com seus golpes preferidos - o nipon seoi nage, o Kouche e o gari - conquistou a tão sonhada smedalha Olímpica,nas Olimpíadas de Los Angelis-EUA em 1984.Passou perto do ouro; depois que perdeu por pouco. Ao vencer o inglês Rith Brown, trouxe a medalha de BRONZE e a esperança que dias melhores
viriam na trajetória do judô brasileiro.

LUIS ONMURA


LUIZ GONZAGA DE ALMEIDA: Levantador de peso, Brasil  (1941)- Luiz Gonzaga de Almeida nasceu em mucugê, BA. Chegou a São Paulo em meados da década de 50. Foi trapezista de circo e garçom antes que um amigo o levasse para o halterofilismo. Almeida jamais siquer havia visto um peso. Tinha 16 anos quando começou a praticar. Defendeu o Brasil em 7 campeonatos mundiais, oito sul-americanos e quatro pan-americanos. Foi a três Olimpíadas. Em 68 e 72, como competidor, ficou entre os 12 melhores. Em 88 foi como técnico da seleção. Esportista amador, sempre precisou de um emprego para se sustentar. Deixou de ir às Olimpíadas de 76 e 80 por não poder deixar o trabalho e viajar.Antes dos jogos de Munique,em 72 Luiz Gonzaga de Almeida que competiu em diversas categorias, levantou 133 kg na modalidade "arranque" e 175 kg. na "arremesso".recorde sul-americano mantido por cinco anos. Almeida parou de competir em 81 e por cinco vezes foi técnico da Seleção Brasileira.

PAN - LEVANTAMENTO DE PESO
(Nao e Luiz Gonzaga)


LUIZ MATTAR:  Tenista, Brasil  (1962)-  No ano de 1984 o nome de Luiz Mattar não soava de maneira familiar aos amantes do tênis brasileiro. Quase ninguém conhecia aquele jogador de vinte e poucos anos que entrava no circuito ranqueado entre os 100 melhores do mundo e ia se transformando na maioor esperança do esporte. Mattar realmentre não tivera até então uma história muito expressiva no tênis. Seus melhores resultados como juvenil foram dois terceiros no Brasileiro de 75 e 76. Aos 15 anos, decidiu afastar-se das quadras e foi estudar nos EUA. Quando voltou, no ano seguinte, começou a cursar engenharia em São Paulo. Tênis então, só como divertimento. Em 84, no terceiro ano de faculdade, o pretenso engenheiro foi passar férias na Europa. E aí é que as coisas mudaram. Na França, Mattar resolveu aproveitar para jogar alguns torneios menores. Voltou para casa com um troféu debaixo do braço e decidido largar a faculdade para voltar ao tênis. Disputou e venceu alguns torneios no Brasil e em 84 adotou o tenista Carlos Alberto Kirmayir como seu treinador. A parceria durou até 85 e Luiz Mattar evoluiu com uma rapidez assombrosa. Em quatro temporadas, de 85 a 89,. ele deixou de ser o 230º do ranking mundial para chegar ao 29º do mundo. Era a melhor colocação de um brasileiro depois do 24º de Thomaz Koch em 74. Suas boas atuações o levaram pela primeira vez, à Copa Davis, em 84. Em 91, uma contusão no ombro direito e a morte do seu irmão Ronaldo fez Mattar despencar para 136º do mundo. Mas mostrou uma fantástica capacidade de recuperação no ano seguinte quando venceu 9 partidas nos EUA - três sobre  jogadores no top 25 - marcou 80 aces, acumulou 250 pontos no ranking e voltou ao grupo dos 50 melhores do mundo.

LUIZ MATTAR


LUIZ OTÁVIO DE FREITAS:  Culturista, Brasil  (1956)-  Luiz Otávio de Freitas foi o primeiro atleta do Brasil e sul-americano a conquistar o título de Mr.Universo, um dos mais importantes do fisiculturismo do mundo. Em 87, já vencedor de diversos campeonatos, foi escolhido como o homem mais forte do planeta. Suas medidas impressionavam: braço e pescoço, 52 cm;  peito 130 cm;  coxa 89 cm;  panturrilha 87 cm.Era o ápice da sua carreira esportiva e a mostra de que perseverança dá resultado. Quem poderia imaginar, que três anos antes, que aquele brasileiro grandalhão e sem dinheiro, que fazia bicos como segurança de boate e morava dentro de uma carro alugado nas ruas da Califórnia iria tornar-se campeão do mundo? Antes de mudar-se para os EUA em 84, Luiz já havia vivido outras experiências esportivas. Pernambucano, de familia de esportistas, passou sua adolescência no Rio e em São Paulo. Foi nadador e chegou em quarto nos jogos Olímpicos de Munique. Aos 19 anos, trocou a natação pelo judô. E aí sem é que passou a se interessar por ginástica com pesos e por fisiculturismo. Passada a má fase inicial nos EUA, Luiz trabalhou com personal trainer de atores e dublês de cinema. Em 89, envolveu-se em um caso ilegal de vendas de anabolizantes nos EUA. Pagou fiança e livrou-se da cadeia. Continua a viver nos EUA e apesar do incidente, manteve-se como o mais importante nome do fisiculturismo brasileiro de todos os tempos.

LUIZ OTÁVIO DE FREITAS -CAMPEÃO SUL AMERICANO


LUÍSA PARENTE: Ginasta, Brasil (1973)- Em 1972, Dona Belkiss foi com o marido assistir às Olímpiadas de Munique e se encantaram com a ginástica Olimpica da russa Olga Korbut.Mal sabia que no ano seguinte ela daria a luz à melhor ginasta brasileira de todos os tempos. Luísa Parente, como todas as suas colegas, iniuciou sua carreira cedo, aos 6 anos de idade, no clube carioca Flamengo.Adepta de um esporte de pouco incentico no Brasil, conseguiu o feito de ser campeã brasileira aos 11 anos na categoria adulto. Assegurou o título por 7 anos. Fazendo jús à trradição familiar - seu avo, Nelson Parente, participou das Olimpíadas de Berlim, em 1936, como remador -,  Luísa em 87  conseguiu bronze no Pan-Americano de Indianápolis e OURO no campeonato Sul-Americano. Marcou uma presença inédita nas Olimpiadas de Seul, em 1988, ficando em 35º lugar entre 400 ginastas do mundo todo. No ano seguinte, bronze na copa Pan-Americana. O ano de 1991 foi grande para Luísa.Depois do primeiro lugar no campeonato Ibero-Americano: Ginástica Olímpica, ganhou duas medalhas de  OURO  nos Jogos Pan-Americanos de Havana (Cuba). Salto sobre cavalo e paralelas assimétricas. Seus pontos fortes sempre foram o salto mortal e o parafuso nas paralelas.

LUISA PARENTE

2 comentários:

  1. fake picture of Alexandre WELTER, it's my picture's!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre Welter is a very big star of Interpane Glass France.
      He is a syndicalist of CFDT and we love him very much.

      Cricri

      Excluir