terça-feira, 18 de setembro de 2012

O LADRÃO DE BAGDÁ - BABA DA MATINA, TERÇA-FEIRA, 18.09.2012 - 63ª EDIÇÃO.

O LADRÃO DE BAGDAD (1940)
The Thief of Bagdad
imagem imagem imagem
 O Príncipe Ahmad/Sultão- Sabú -O Ladrão de Bagdá no tapete voador e  Sabú no palácio     

SINOPSE

Afim de expandir seus poderes, Jaffar, o Grão-vizir de Bagdá coloca o príncipe Ahmad numa prisão com a intenção de matá-lo e assumir o controle do reino. No cárcere, Ahmad conhece Abu, um jovem ladrão e, com seu auxílio, conseguem fugir para Basra.

Lá, ele se apaixona por uma bela princesa. Entretanto, Jaffar também a deseja e, usando de feitiçaria, faz com que Ahmad fique cego e Abu se transforme num cão. Para que tal feitiçaria se desfaça, Jaffar diz que é preciso que a princesa se case com ele. Esta concorda e é levada para o navio de Jaffar, onde iniciam uma viagem. Abu consegue embarcar e, ao chegar em terra firme, recobra sua forma humana ao mesmo tempo em que Ahmad recobra a visão.

Numa praia, Abu encontra uma garrafa contendo em seu interior um gênio que lhe concede três desejos: saciar a fome, localizar Ahmad e fazer com que este e a princesa sejam felizes.

Quando, finalmente, Ahmad reencontra a princesa, esta se recupera de um encantamento que lhe havia imposto o impiedoso Grão-vizir e este, desesperado, ordena a decapitação de ambos. Nesse momento, Abu chega num tapete voador e abate Jaffar com uma flechada.

Com a morte de Jaffar, a paz volta à Bagdá, Ahmad assume o trono e com sua princesa reinará feliz.
imagemimagemimagem
Jonh Justin e June Duprez- Conrad Veidh -O Grão-Vizir -  Rex Ingram - o gênio
-  Amah  e a princesa-                  Jaffar entrando em Bagdá        -Sabú em sua mão -
Baseado nos contos "As Mil e Uma Noites", essa fantasia preenche o desejo universal de amor e liberdade, contra o medo, a violência e a tirania.  Uma de suas mensagens é a de que se deve estar atento contra pessoas corruptas que procuram manipular o povo por interesses egoístas.  Assim como o conto, o filme é atemporal, agradando tanto a crianças como a adultos.

Com um bom roteiro, "O Ladrão de Bagdá" apresenta ainda uma fantástica direção de arte, uma bela fotografia, efeitos especiais magníficos para a época em que foi produzido (1940), e ótimas interpretações, com destaques para Conrad Veidt, John Justin, Sabu e June Duprez.

BABA DA MATINA - TERÇA-FEIRA,  18.09.2012 - 63ª EDIÇÃO - "O LADRÃO DE BAGDÁ"
ORDEM DE CHEGADA: Otávio, Remo,Schubach, Warlei, Fausto, Ernani, Toinho Abreu, Filipe, Catalá, Mauricio, Ratinho, Marcelo, Nelsinho,Dermeval,Humberto, Roger, Adolfo, Kazou, Painho, Clone, Lourival, Julio e Israel. 
Vinte e três  jogadores compareceram nesta terça-feira para jogar o tradicional "Baba da Matina". Os times foram escolhidos por Ratinho e Nelsinho. O tema de hoje é uma homenagem  ao filme "Sabú - O Ladrão de Bagdá". 
TIME DE RATINHO: Defesa:  Ratinho (Júlio), Toinho Abreu (Ratinho), Schubach (Lourival) e Kazuo. Linha média:  Warlei, Marcelo e Fausto. Ataque: Adolfo e Dermeval (Painho).
TIME DE NELSINHO: Defesa: Roger, Nelsinho, Ernani (Humberto) e Catalá (Ernani) Linha média: Felipe.Otávio  e Mauricio.  ataque:  Clone  Remo (Israel).
PLACAR DA PARTIDA:  Ratinho 6x1 Nelsinho
GOLS: TIME DE RATINHO:  Adolfo 2 - Fausto 1 - Filipe 1 - Lourival 1 e Warlei 1
GOLS: TIME DE NELSINHO:  Israel 1
O RETORNO DO SAMURAI:  Depois de longo período afastado do nosso "Baba da Matina, eis que surge de repente o craque de bola Dermeval Nascimento Miranda. Jogou no meio de campo e comandou seu time para a vitória. Cedeu-me seu lugar, deixando o campo com o placar favorável de 4x1. Também lembrou da dupla sofredora da Asbac, que atualmente só tem levado porrada: Otávio e Remo.
RESENHA DA PARTIDA: "Macaco velho não mete a mão em cumbuca". Este ditado popular expressa muito bem o que foi a escolha dos times nesta terça-feira. Vejam logo quem foi cair na "malha fina" Nelsinho,com pouca experiência na seleção dos babas da matina!.Enquanto isso, o velho Mickey, malandro de longas jornadas, escolheu uma seleção contra Nelsinho. O disparate era tão evidente que Schubach falou "Ratinho roubou Nelsinho". Foi realmente o que aconteceu, porque a cada gol do time do capitão Mickey, o adversário não demonstrava nenhuma reação, senão se curvar perante a supremacia do time de padrão azul. Por falar em "roubar", surgiu a ideia do tema do dia; "O Ladrão de Bagdá" em que o vencedor Ratinho faz o papel do ladino Sabú, enquanto o perdedor Nelsinho, o de Jaffar (Grão-Vizir de Bagdá). Como estamos falando de Bagdá, o time vencedor recebeu de presente a música que lembra aquela região de muito calor, do Egito e da imortal divindade dos muçulmanos - ALÁH.
RATINHO 6x1 NELSINHO
Música dedicada ao time vencedor de Ratinho
Autores:  Haroldo Lobo e Nássara - 1941
CARLOS GALHARDO - ALAH-LA-Ô"

12- Loja de Chá na parte antiga de Bagdá. dezembro de 2011. (Mario Tama/Getty- Images)
13.Garotos jogam futebol no parque Zawraa, Bagdá, dezembro de 2011.(Mario Tama/Getty - Images)  
EDITORIAL:  O Iraque após a guerra, mudou apenas de comando, consequentemente o povo passou a ter mais liberdade.Porém está pagando o pão que o diabo amassou! ainda existem terroristas promovendo ataques suicidas e quase sempre as vítimas é a população civil, que nada tem haver com alguma ou outra facção política. Onde estão aqueles palácios suntuosos, aqueles lindos monumentos em tempos de paz? O Saddam Hussein era um ditador que controlava, mutilava e até matava seus opositores. Pagou pelos crimes cometidos, mas aqui pra nós. Bagdá perdeu o encanto e o esplendor! Hoje vive em meio ao fogo cruzado, sem saber o caminho a seguir.Ainda vai demorar décadas para que Bagdá volte a reinar como a "Princesa do Oriente Médio" 
Salvador-Bahia-Brasil: Terça-feira, 18.98.2012 - 13h49m - Alberto Sampaio - Blog do Painho..

Nenhum comentário:

Postar um comentário