terça-feira, 11 de setembro de 2012

SABIÁ - BABA DA MATINA- TERÇA-FEIRA, 11.09.2012 - 61ª EDIÇÃO.

Sabiá-laranjeira
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaSabiá-laranjeira
Turdus-rufiventris.jpg
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Passeriformes
Família:Turdidae
Género:Turdus
Espécie:T. rufiventris
Nome binomial
Turdus rufiventris
(Vieillot, 1818)

Ninho com ovos
sabiá-laranjeira [Turdus rufiventris (Vieillot, 1818)] é uma ave muito comum na América do Sul e o mais conhecido de todos os sabiás, identificado pela cor de ferrugem do ventre e por seu canto melodioso durante o período reprodutivo.[1] É popular especialmente no Brasil, tendo se tornado por lei, em 2002, a ave-símbolo do país[2] Já era símbolo do estado de São Paulo desde 1966.[3] 
SABIÁ LARANJEIRA
É citada por diversos poetas como o pássaro que canta o amor e a primavera.[4] A ave também está presente no emblema oficial da Copa das Confederações de 2013, que será realizada no Brasil.  

Fotos do ninho, quando a mãe deixava seus filhotes 
à procura de alimentos. Um trabalho cuidadoso 
e paciente, que durou alguns meses.
SABIÁ LARANJEIRA
BABA DA MATINA - TERÇA-FEIRA, 11.09.2012 - 61ª EDIÇÃO SABIÁ.
ORDEM DE CHEGADA: Dezenove jogadores participaram do "Baba da Matina":
Otávio, Cacau, Mauro, Julio, Remo, Israel, Warlei, Ernani, Ratinho, Bruno, Catalá, Nelsinho, Painho, Humberto, André, Marcelo Alves, Filipe, Clone e Léo Chagas.Os times foram escolhidos pelos reis do bangue-bangue: Ratinho e Remo - Johnny Mack Brown e Roy Rogers). 
                 Ratinho - Johnny Mac Brown.
                         Remo - Roy Rogers e Tigger

TIME DE REMO:  Defesa:  Julio-gol., Remo, Warlei e Nelsinho. Linha média:  Marcelo, Filipe e Otávio. O ataque com Israel Clone. 
TIME DE RATINHO: Defesa: Ratinho-gol, Cacau, Humberto e Bruno (Léo Chagas). Linha média: Ernani, Catalá e André Bc.
O ataque com Painho e Mauro.
PLACAR DA PARTIDA:  Remo 3x1 Ratinho
GOLS: TIME REMO:  Clone 2 e Otávio 1
GOLS: TIME RATINHO:  Léo Chagas 1
RESENHA DA PARTIDA:  Depois de sucessivas derrotas para Ratinho, Remo tirou o pé da lama!. Não sabemos qual o motivo porque Ratinho foi tão condescendente com seu fiel freguês! Remo não compareceu aos dois jogos anteriores, por certo, o velho Mickey não apertou o cerco, com receio do irmão de Rômulo afastar-se dos babas em definitivo!. Mas o time do capitão Remo fez uma boa partida. Seus jogadores entenderam o esquema tático delineado por ele, e saíram de campo com os louros da vitória. A defesa estava compacta e segura. Julio, Remo, Warlei e Nelsinho estiveram em nível superior.A linda média com  Marcelo Alves, Filipe e Otávio, foi a mola mestra da partida. e o ataque com Israel e Clone, soube tirar proveito das falhas do adversário. No final da partida o placar registrava Remo (Roy Rogers) 3x1 Ratinho  (Jonnny Mac Brown.) Alguém disse: "Pela vitória de hoje, Remo merece um "Sabiá Laranjeira" para soltar no viveiro de pássaros,em sua fazenda de Jaguaquara-Ba".
REMO 3x1 RATINHO
Música dedicada ao time de Remo e a 
todos fãs de faroeste.
Autora: Roberta Miranda
JAIR RODRIGUES  -"A MAJESTADE O SABIÁ"

EDITORIAL: O tema de hoje foi diversificado. Extraí da Wikipédia e do You Tube,  dados científicos sobre o "Sabiá" e seus cuidados com os filhotes. Depois comparei os dois contendores Ratinho e Remo, a um duelo de faroeste em que Johnny Mac Brown enfrenta o cowboy romântico Roy Rogers e seu famoso cavalo Tigger. Publiquei em homenagem ao time vencedor, a linda música "A Majestade o Sabiá" de Roberta Miranda. E para completar, postei esta linda paisagem, que lembra o habitat natural do Turdus Rufiventris.(Sabiá). Salvador-Bahia-Brasil: Terça-feira, 11.09.2012 - 18h45m. - Alberto Sampaio - Blog do Painho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário