segunda-feira, 23 de julho de 2012

AS MELHORES CANTORAS DO BRASIL - MARIA GADÚ

Maria Gadú
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Gadú
Maria Gadú em um show no Credicard Hall.
Informação geral
Nome completoMayra Corrêa Aygadoux
Nascimento4 de dezembro de 1986 (25 anos)
São PauloSP
 Brasil
GênerosMPBpopsambabossa novarockblues[1]
InstrumentosVocal e violão[1]
Extensão vocalContralto
AfiliaçõesMilton NascimentoCaetano VelosoJoão Donato
Influência(s)Ana CarolinaMaria Bethânia,Adoniran BarbosaLenineMarisa MonteOs Paralamas do Sucesso[1]
Página oficialMariaGadu.com.br
Mayra Corrêa Aygadoux, mais conhecida como Maria Gadú (São Paulo4 de dezembro de 1986), é uma cantoracompositora de canções e violonista brasileira de Música Popular. Desde sua estréia, Maria chamou a atenção de público e crítica, sendo indicada duas vezes ao Grammy Latino.

[editar]Paulista, foi introduzida à prática musical ainda na infância. Aos 7 anos de idade, já gravava músicas em fitas cassetes. Fez poucos meses de aulas de violão, longe do suficiente para ler partituras, mas o necessário para criar suas próprias canções. Fez desde os 13 anos shows em bares e festas de família em sua cidade de São Paulo. Mudou-se para o Rio de Janeiro no início de 2008, quando começou a tocar em bares da Barra da Tijuca e da Zona Sul. Sua carreira passou a ter ascensão ao despertar atenção de famosos ligados ao meio musical, como Caetano Veloso, Milton Nascimento, João Donato, dentre outros. Maria Gadu ganhou destaque ao interpretar "Ne me quitte pas", de Jacques Brel, para o diretor Jayme Monjardim, que estava em fase de pré-produção da minissérie Maysa - Quando Fala o Coração. Maysa Matarazzo, cantora e mãe do diretor, fez muito sucesso nas décadas de 1950 e 60 cantando, dentre outras, esta canção. A versão de Gadu, logo, foi incluída na trilha sonora da minissérie que estreara em janeiro 2009, na qual a cantora, ainda, fez uma participação especial como atriz.Biografia

No início de 2009, aos 22 anos de idade, Maria Gadú preparava seu primeiro álbum,[2] homônimo, lançado pelo selo SLAP, da gravadora Som Livre, e produzido por Rodrigo Vidal. Além disso, iniciou uma temporada de shows no Cinemathèque, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Após o lançamento do álbum em meados de 2009, a cantora rapidamente ganhou espaço na mídia brasileira.[3] A canção "Shimbalaiê", sua primeira composição aos 10 anos de idade, foi incluída na trilha sonora de mais uma produção da TV Globo, desta vez em horário nobre, a novela Viver a VidaNe me quitte pas foi regravada e, junto com "A história de Lilly Braun", está na trilha sonora da minissérie Cinquentinha, de Aguinaldo Silva.
MARIA GADÚ -"NE ME QUITTE PAS"
MARIA GADÚ - "SHIMBALAIÊ"
Gadu participou de um show do cantor e compositor sueco-americano Eagle-Eye Cherry realizado na Via Funchal, em São Paulo, em21 de janeiro de 2010. O show foi registrado para o DVD ao vivo do cantor[4]. Também participou do CD e do DVD do álbum N9ve da cantora e compositora Ana Carolina cantando a música inédita "Mais que a mim".[5][6] A trilha sonora do filme Sonhos Roubados tem a participação de Maria Gadú na faixa principal. A faixa homônima ao longa saiu na internet em abril e foi lançada para promover o filme[7]. Também em 2010, a cantora fez uma participação com Xuxa em seu XSPB 10, cantando a música "O Leãozinho" de Caetano Veloso. No mesmo ano recebeu duas indicações ao Grammy Latino nas categorias Melhor Artista Revelação e Melhor Album de Cantor/Compositor. Em 2011 fez uma participação especial no álbum Umbigobunker!?, do cantor e compositor carioca Jay Vaquer, na sexta canção do álbum, intitulada "Do Nada, me Jogaram aos Leões". Em dezembro de 2011, Maria Gadú lança seu segundo álbum de estudio, Mais Uma Página, cuja primeira música, "Axé Acappella", de Dani Black e Luísa Maita, foi lançada como single e disponibilizada para download gratuito no site da cantora. O disco também traz a regravação de "Amor de índio", musica já interpretada pelo grupo Roupa Nova, e conta com a participação de Lenine e do cantor português Marco Rodrigues no tema "A Valsa".
Compositora: Ana Carolina
MARIA GADÚ E ANA CAROLINA 
"MAS QUE A MIM"

Compostitor: Caetano Velloso
MARIA GADÚ E XUXA MENEGUEL 
"O LEÃOZINHO"

Compositores: Dani Black e Luisa Maita
MARIA GADÚ  - "AXE ACAPPELLA"
Compositores: Beto Guedes e Ronaldo Bastos
MARIA GADÚ - "AMOR DE ÍNDIO"

[editar]Discografia

AnoCDSCertificaçãoVendas
2009Maria GaduPlatinum.png Platina+ de 200.000
2010Multishow Ao Vivo (CD e DVD)Platinum.png Platina+ de 100.000
2011Maria Gadú e Caetano Veloso - Multishow ao vivo (CD e DVD)Platinum.png Platina+ de 200.000
2011Mais Uma Página

[editar]DVD's

AnoCDSCertificaçãoVendas
2010Multishow Ao Vivo (CD e DVD)Gold.png Ouro+ de 25.000
2011Maria Gadú e Caetano Veloso - Multishow ao vivo (CD e DVD)Platinum.png Platina+ de 80.000

[editar]Trilhas sonoras

[editar]ANO DE 2009

Show no Rio de Janeiro em 14.04.2012
MARIA GADÚ - "LINDA ROSA"

Compositores: Edu Lobo e Chico Buarque.
MARIA GADÚ - "A HISTÓRIA DE LILY BRAUN"

[editar]ANO DE 2010

MARIA GADÚ - "SONHOS ROUBADOS"

Compositora: Maria Gadú - fez essa música em
homenagem à sua vó.
RICKY VALLEN - HOMENAGEM Á MARIA
GADÚ - "DONA CILA"

Compositor: CaetanoVelloso
MARIA GADÚ E CAETANO VELLOSO
"SAMPA"

[editar]ANO DE 2011

MARIA GADÚ - "QUASE SEM QUERER"

Compositora: Maria Gadú
MARIA GADÚ - "BELA FLOR"

Compositor: Caetano Velloso
MARIA GADÚ - "ORAÇÃO AO TEMPO"

[editar]ANO DE 2012                                       Linha Tênue" do filme - "Amor Eterno Amor" [8]

MARIA GADÚ - "LINHA TÊNUE"

[editar]Prêmio

Referências

  1. ↑ a b c Conheça Maria Gadú, cantora que caiu nas graças de Milton Nascimento e Caetano Veloso - O Globo Gustavo Leitão (24 de Maio de 2009). Página visitada em 2 de Janeiro de 2010.
  2.  Sidney Rezende - CD: "Maria Gadu" (Maria Gadu) - Um bom começo (publicado em 04/08/2009)
  3.  Maria Gadú. Veja São Paulo.
  4.  Folha Online (22/01/2010). Eagle-Eye Cherry e Maria Gadu cantam juntos em SP; veja trecho do show. Página visitada em 21 de Fevereiro de 2010.
  5.  Destak.pt: "Estou sempre a pensar em música" (Entrevista)
  6.  Ana Carolina - Multishow Registro: Ana Car9lina + Um (CD, Album) at Discogs
  7.  http://getbox.wordpress.com/2010/04/14/maria-gadu-e-destaque-musical-no-filme-sonhos-roubados/
  8.  "A Vida da Gente" terá protagonistas na abertura (em português). F5 (25 de setembro de 2011). Página visitada em 27 de setembrode 2011  -    Linda canção de Maria Gadú - Altar Particular.
 
MARIA GADÚ - "ALTAR PARTICULAR"

O música é um programa do universitário Espaço 
Unisanta, transmitido em 9 cidades da baixada
santista pela Santa Cecilia TV.
MARIA GADÚ - É DESTAQUE NO PROGRAMA
UNIVERSITÁRIO - ESPAÇO UNISANTA.
EDITORIAL:  As estrelas cintilam numa noite de verão para iluminar uma cantora que brilha no cenário musical  brasileiro. Trata-se da cantora paulista MARIA GADÚ. Nova geração de cantoras da MPB, de apenas 26 anos, mas com um acêrvo musical do mais alto nível!
VERSOS DO DIA: Jorge Faraj e Newton Teixeira, nun estado de graça, compuseram em 1939, a linda  música "A Deusa da Minha Rua", onde está registrado este verso, que é considerado uma obra prima!.
"Minha rua é sem graça, mas quando por ela passa, seu vulto que me seduz, a ruazinha modesta, é um paisagem de festa, é uma cascata de luz".
Salvador-Bahia-Brasil, Segunda-feira, 22.07.2012 = 22h22m - Alberto Sampaio  - Blog do Painho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário