Nelson Marques Lobo Filho -"Nelsinho".A cidade de Euclides da Cunha recebeu esse nome em homenagem ao nobre escritor Euclides da Cunha, autor de "Os Sertões". Por haver caído em seu território, um famoso meteorito que o apelidaram do "Bendegó"! Vamos acompanhar um pouco a sua trajetória.
O meteorito do Bendegó, também conhecido como Pedra do Bendegó (ou Bendengó) é um meteorito encontrado no sertão baiano, sendo o maior aerólito já achado em solo brasileiro. No momento do seu achado, era o segundo maior meteorito conhecido no mundo, mas atualmente ocupa o 16º lugar.[1] Desde 1888, ele está em exposição no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista[2].
Foto-1 - equipe transportando o meteorito - Fiota-2 - Os três membros da comissão ao lado do meteorito. à direita da segunda foto, vê-se a bandeira do II Império.
RÉPLICA DO METEORITO DO BENDEGÓ"
BABA DA MATINA - TERÇA-FEIRA, 10.07.2012 - 46ª EDIÇÃO - EUCLIDES DA CUNHA.
ORDEM DE CHEGADA: Quinze atletas compareceram ao campo de fibra sintética da Asbac para jogar o tradicional "Baba da Matina", foram eles:
Cacau, Serrinha, Felipe, Toinho Abreu, Julio, Fausto, Israel, Petitinga, Mauricio, Kazuo, Roger, Nelsinho, Painho e Ernani.
Os times doram escolhidos por Toinho de Euclides da Cunha-Ba. e Nelsinho de Cachoeira-Ba., a saber:
TIME DE TOINHO: Cacau, Mauricio, Toinho Abreu, Serrinha, Ernani, Fausto e Clone.
TIME DE NELSINHO: Julio-gol., Nelsinho, Roger, Kazuo (Painho), Israel, Filipe e Petitinga.
PLACAR DA PARTIDA: Toinho 9x6 Nelsinho.
GOLS: TIME DE TOINHO: Clone 4 - Fausto 4 e Mauricio 1.
GOLS: TIME DE NELSINHO: Petitinga 3 - Israel 2 e Filipe 1.
RESENHA DA PARTIDA: Na ausência de Ratinho para conceder a revanche à Toinho, foi desafiado o atleta Nelsinho Lobo de Cachoeira. Este é o primeiro duelo entre as cidades de Cachoeira e Euclides da Cunha. O baba estava em 6x6, faltando apenas dez minutos para o final, o time de Toinho deslanchou! Conseguiu ampliar o marcador e venceu a partida por 9x6. Nossa homenagem à terra natal de Toinho Abreu, postando imagem do famoso cientista alemão Albert Einstein visitando o meteorito "Bendegó" em sua passagem pelo Brasil, nos anos de 20. Em seguida o Hino da cidade de Euclides da Cunha.
Como um último registro histórico, em sua passagem pelo Brasil nos anos 20, o físico alemão Albert Einstein visitou o Meteorito de Bendegó, ainda sobre o suporte original de cianita, no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Fonte de Pesquisa: Museu Antares de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana.
TOINHO ABREU 9x6 NELSON LOBO
Vídeo dedicado pelo vencedor Toinho, ao seu time
e aos conterrâneos de Euclides da Cunha-Ba.
HINO DE EUCLIDES DA CUNHA-BAHIA.
Música dedicada por Roger ao goleador Clone
Marcou qutro gols na partida.
Compositor: Benito de Paula.
BENITO DE PAULA - "MEU AMIGO CHARLIE
BROWN"
Música dedicada ao goleador Fausto
Marcou quatro gols na partida
A melhor seleção da Copa do Mundo na Espanha
1982 - Voltou sem o título - coisas do futebol!
Compositor: Junior (do Flamengo)
JUNIOR ´"VOA CANARINHO VOA"
Música dedicada ao goleador Petitinga
Marcou três gols na partida
Compositores: Luiz Grande, Barbeirinho do
Jacarézinho e Mauro Diniz.
ZECA PAGODINHO - "CAVIAR'
Nenhum comentário:
Postar um comentário