sábado, 28 de julho de 2012

AS MELHORES CANTORAS DO BRASIL - MARIA RITA


Maria Rita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Rita
Maria Rita - Live 2009 4.JPG
Maria Rita durante um show em 2009
Informação geral
Nome completoMaria Rita Camargo Mariano
Nascimento9 de setembro de 1977 (34 anos)
OrigemSão Paulo
PaísBrasil Brasil
GênerosMPBsambajazzbossa nova
Ocupaçãocantora
Instrumentosvocal
Extensão vocalmezzo-soprano
Período em atividade6 de Maio de 2002 [1] — atualidade
Gravadora(s)WEA
AfiliaçõesTom CaponeRita LeeMarcelo CameloMilton Nascimento, Rodrigo Maranhão, LenineEduardo Krieger,O RappaArlindo Cruz
Página oficialMariaRita.com
Maria Rita Camargo Mariano (São Paulo9 de setembro de 1977) é uma cantora eprodutora musical brasileira, filha da cantora Elis Regina e do arranjador e pianista César Camargo Mariano.
Maria Rita iniciou sua carreira com cerca de 24 anos, apesar de querer cantar desde os quatorze. O peso da carreira da mãe, bastante famosa no Brasil, influenciou o adiamento de sua obra. Segundo a própria: sempre tive a consciência de ser a única filha mulher de uma grande cantora.
Antes de se tornar cantora profissional, ela fez um estágio em uma revista para adolescentes, tendo estudado Comunicação social e estudos latino-americanos naUniversidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Apesar do sucesso recente, consagrou-se como novo ícone da MPB.
Ganhadora de seis prêmios Grammy Latino incluindo Grammy Latino de Melhor Artista Revelação, também já ganhou dois Prêmio Multishow de Música Brasileira, entre outros prêmios nacionais. Maria já vendeu 1,985 milhão de CDs e DVDs, somente noBrasil.

Maria Rita na Virada Cultural 2009.

Biografia e carreira

Filha de Elis Regina e César Camargo Mariano, é formada em comunicação social e estudos latino-americanos nos Estados Unidos, onde viveu por muitos anos. Maria Rita começou a cantar profissionalmente aos 24 anos. Nas suas palavras: "Sempre quis cantar. Mas a questão não era querer. Era por quê. Não gosto de fazer nada sem ter um porquê. Fica mais fácil quando você tem um objetivo, uma meta. O motivo passou a existir quando percebi que ficaria louca se não cantasse".
Antes de lançar o primeiro CD, foi a vencedora do Prêmio APCA de 2002 como Revelação do ano. Seu primeiro disco, "Maria Rita", lançado em setembro de 2003 vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo. O primeiro DVD, com o mesmo título e que foi para as lojas na primeira semana de novembro daquele ano, chegou à marca de 180 mil cópias. Ambos foram lançados em mais de 30 países, incluindo AlemanhaArgentinaÁustriaBélgicaCanadá,ChileColômbiaDinamarcaEquadorFinlândiaFrançaInglaterraItáliaJapãoCoreia do Sul,República TchecaMéxicoPaíses BaixosNoruegaPortugalSuéciaSuíçaTaiwan eVenezuela. Maria Rita conseguiu, no Brasil, um Disco de Platina Triplo e um DVD de Diamante; em Portugal, CD de Platina.
Além do reconhecimento de público e de crítica, Maria Rita venceu, em 2004, o Grammy Latino nas categorias Revelação do Ano, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português ("A festa"); o prêmio Faz a Diferença, oferecido pelo jornal O Globo; o troféu da categoria Melhor Cantora do Prêmio Multishow; e o Prêmio Tim nas categorias Revelação e Escolha do Público. A canção "Encontros e despedidas", do seu primeiro CD, foi tema da novela "Senhora do Destino".
Maria Rita ao vivo - No Teatro Bradesco-SP. Final 
do Idolos -Shopping Bourbon Pompeia São Paulo - 
16.12.2009 - Compositor: Milton Nascimento
MARIA RITA - "A FESTA"

Compositores: Milton Nascimento e 
Fernando Brant
MARIA RITA - "ENCONTROS E DESPEDIDAS"
O aprendizado para Maria Rita se deu de maneira instintiva e informal. Segunda ela, quando era jovem, pediu que Camargo Mariano a ensinasse a tocar piano. Diante da negativa do pai, perguntou se o problema era ele não ter tempo, ao que o pai lhe respondeu que, se a questão fosse tempo, ele o conseguiria. O problema é que ele "aprendera sozinho". Segundo Maria Rita, aquele diálogo fez com que ela entendesse que deveria seguir o mesmo caminho paterno, aprender por si mesma, sem uma instrução musical formal. Apesar disso, a cantora mais tarde tomou aulas de canto, para aperfeiçoar sua técnica.

Maria Rita no Cine Fest Petrobras Brasil em Nova IorqueEstados Unidos.
Em setembro de 2005, chegou às lojas o seu seguinte CD: "Segundo", que foi marcado pela grande polêmica dos Ipods. A gravadora da cantora na época presenteou alguns críticos musicais, com a intenção de influenciar positivamente na opinião desses críticos. O caso teve grande repercussão quando um crítico musical da Veja não aceitou o agrado, e denunciou a prática na revista. O primeiro single foi "Caminho das águas". Juntamente com a pré-venda do CD em lojas online, foi feita a venda digital do single "Caminho das águas", algo pioneiro no mercado brasileiro de discos. A grande quantidade de downloads causou congestionamento na data de lançamento. Compositor: Rodrigo Maranhão -música "Caminho das Águas"
MARIA RITA - "CAMINHO DAS ÁGUAS"

Maria Rita no Coliseu de Lisboa em 2008.
O novo CD rendeu à cantora uma extensa turnê no Brasil, participações especiais em diversos CDs nacionais ("Forró pras crianças" e "100 anos de frevo"), espetáculos nacionais (Arlindo CruzO RappaOs Paralamas do SucessoGilberto Gil eMart'nália) e internacionais (Jamie CullumMercedes Sosa e Jorge Drexler). O sucesso mundial de "Segundo" lhe rendeu, em 2006, mais dois Grammys Latinos: Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção Brasileira com "Caminho das Águas" de Rodrigo Maranhão, e mais de 50 apresentações no exterior, que obtiveram sucesso tanto com o público como com a crítica, incluindo o Montreux Jazz Festival, North Sea Jazz Festival, Irving Plaza (NY) e San Francisco Jazz Festival, dentre outros.
No dia 14 de setembro de 2007, Maria Rita lançou o seu terceiro CD "Samba Meu", produzido por Leandro Sapucahy e co-produzido pela própria cantora. O CD teve lançamento simultâneo nos Estados Unidos, América Latina, México, Portugal, Israel e Reino Unido.
Em abril de 2008, a ABPD concedeu o Disco de Platina a "Samba Meu" pelas mais de 190 mil cópias vendidas do CD. O álbum, que foi o décimo CD mais vendido em 2007,[2] também ganhou o prêmio de "melhor CD" no 15º Prêmio Multishow de Música Brasileira.                                                Compositor: Rodrigo Bittencourt
MARIA RITA - "SAMBA MEU"
É a madrinha do maior bloco de carnaval do Rio de Janeiro, o Cordão da Bola Preta e será da madrinha de bateria da Vai-Vai, no carnaval 2011.[3]

[editar]Quarto álbum de estúdio

Maria Rita gravou o quarto álbum de sua carreira, intitulado Elo, no estúdio "Toca do Bandido", no Rio de janeiro, durante 10 dias do mês de julho, entre um show e outro. O álbum sera lançado em 22 de Setembro de 2011, pela "Warner".
Uma das canções é o primeiro single, "Pra Matar Meu Coração". Cantei essa música em outubro e depois disso ela nunca mais saiu da minha cabeça, diz Maria Rita. A música será lançada nas rádios dia 30 de agosto de 2011 e já está disponível na internet.
Compositores: Daniel Jobim e Pedro Boby
MARIA RITA - "PRA MATAR MEU CORAÇÃO"
A gravação do álbum foi rápida e discreta para tentar garantir surpresa. "Elo" traz as canções inéditas que são parte do repertório do espetáculo que já percorre o Brasil e Exterior há mais de um ano, como Conceição dos Coqueiros e Santana. Outras, ainda não apresentadas ao público, são fruto de encontros musicais inesperados da cantora durante o mesmo período.
O novo álbum de trabalho da cantora também promoverá o concerto Turnê Elo.

[editar]Discografia

Disco
AnoÁlbumCertificação pela ABPDVendas
2003Maria RitaTriple Platinum.png 3× Platina1 milhão
2005SegundoDouble Platinum.png 2× Platina350 mil
2007Samba MeuPlatinum.png Platina300 mil
2011EloPlatinum.png Platina100 mil (até agora)
DVDs
AnoDVDCertificaçãoVendas
2003Maria RitaDiamond2.png Diamante100 mil
2007Segundo ao VivoPlatinum.png Platina50 mil
2008Samba MeuPlatinum.png Platina60 mil

[editar]Trilhas sonoras

AnoMúsicaÁlbum
2003"Tristesse" tema de Manuela de Paula Ferreira (Camila Morgado)A Casa das Sete Mulheres
2004"Encontros e Despedidas" tema de aberturaSenhora do Destino
"Agora Só Falta Você"After the Sunset (Ladrão de Diamantes)
2005"Feliz" tema de Ornela (Vera Holtz)Belíssima
2007"Caminho Das Águas" tema de aberturaAmazônia, de Galvez a Chico Mendes
"Tá Perdoado" tema de Maria Eva (Letícia Spiller)Duas Caras
2010"Inquieta, Tonta e Encantada" tema de Regeane (Viviane Pasmanter)Tempos Modernos
2011"Coração em Desalinho" tema de aberturaInsensato Coração

[editar]Singles

Oficiais[4]
AnoSingleChartsÁlbum
BRA Hot 100
2003"A Festa"9[5]Maria Rita
2004"Encontros e Despedidas"34
2005"Caminho das Águas"76Segundo
2007"Tá Perdoado"3[6]Samba Meu
2008"O Homem Falou"98
2011"Coração em Desalinho"19[7]Insensato Coração Trilha Sonora
"Pra Matar Meu Coração"Elo
  • *: a Parada de singles Billboard Brasil foi criada em 2009, não podendo atender aos singles dos anos anteriores
  • : nomeia os singles que não entraram para nenhuma posição na devida Parada
  • ¹ Certificados apenas de venda digital.

[editar]Videoclipes

Oficiais[8]
AnoTituloDiretorÁlbum
2003"Cara Valente"Homero Olivetto e MV BaldiniMaria Rita
2004"Encontros e Despedidas"Marcus Vinícius Baldini e Homero OlivetoDVD Maria Rita
"Cara Valente"
2005"Feliz"DesconhecidoSegundo
2006"Todo Carnaval Tem Seu Fim"Bernardo PalmeiroDVD Segundo ao Vivo
2008"Num Corpo Só"Hugo PrataSamba Meu
"Não Deixe o Samba Morrer"DVD Samba M
Compositores: Arlindo Cruz e Picolé
MARIA RITA - "NUM CORPO SÓ"

Compositores: Edson Concição e Aloisio
MARIA RITA - "NÃO DEIXE O SAMBA MORRER"

[editar]Turnês


Maria Rita promovendo Samba Meu.
  • 2003—2005: Turnê Maria Rita
  • 2005—2007: Turnê Segundo
  • 2007—2011: Turnê Samba Meu
  • 2011—2011: Turnê Elo
  • 2012—2012: Turnê Nivea Viva Elis - Redescobrir

[editar]Prêmios

[editar]Grammy Latino

O prêmio Grammy Latino é realizado desde 2000, para homenagear os artistas da música da América Latina. Maria Rita ganhou no total seis Grammys, incluindo Grammy Latino de Melhor Artista Revelação - sendo a única cantora brasileira a ganhar nesta categoria, e tendo três indicações.
2004Resultado
Álbum do Ano - Maria RitaIndicada
Gravação do Ano - A FestaIndicada
Melhor Artista RevelaçãoGanhou
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira - Maria RitaGanhou
Melhor Canção Brasileira - A Festa (de Milton Nascimento)Ganhou
2006Resultado
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira - SegundoGanhou
Melhor Canção Brasileira - Caminho das Águas (de Rodrigo Maranhão)Ganhou
Produtor do Ano - SegundoIndicada
2008Resultado
Melhor Álbum de Samba/Pagode - Samba MeuGanhou¹

[editar]Prêmio Multishow de Música Brasileira

2003Resultado
Revelação SoloIndicada
2004Resultado
Melhor Álbum - Maria RitaIndicada
Melhor CantoraGanhou
Melhor Música - A Festa (de Milton Nascimento)Indicada
Melhor DVD - Maria RitaIndicada
Melhor ShowIndicada
2008Resultado
Melhor Álbum - Samba MeuGanhou
Melhor CantoraIndicada
Melhor Música - Tá PerdoadoIndicada
¹Empatada com Paulinho da Viola por Acústico MTV

[editar]Prêmio Abril de Jornalismo

APCA
2002
  • Revelação
Prêmio Faz a Diferença
2004
  • Categoria Música
Prêmio TIM
2004
  • Revelação
  • Melhor Cantora (Voto Popular)

[editar]Troféu Imprensa

  • 2005 - Melhor Cantora
Troféu Imprensa de Melhor Cantora (2001–presente) 

Programa Altas Horas - TV Globo - apresentador:
Serginho Groisman - em 01.07.2012 -
Compositor: Raimundo Fagner
MARIA RITA E FAGNER NO ALTAS HORAS
"MUCURIPE"

Compositor: Belchior
MARIA RITA - "COMO NOSSOS PAIS"

Show de Maria Rita no Parque Dona Lindu
Recife-Pernambuco em: 01.04.2012
Compositor: Antonio Carlos Jobim. Elis Regina
foi a melhor interprete dessa música
MARIA RITA - `"ÁGUAS DE MARÇO"

Apresentação de MR no programa de Eliana
SBT- em. 14.05.2012.
Compositor: F.D.Marchetti e M.de Feraudy
Versão brasileira: Armando Louzada
MARIA RITA - "FASCINAÇÃO"

Show de Maria Rita no Parque Dona Lindú
Recife Pernambuco em 02.04.2012.
        Compositor: Renato Teixeira.
MARIA RITA - "ROMARIA"

EDITORIAL: As palavras são dirigidas à cantora Maria Rita. Toda vez que estiveres cansada dos holofotes que te clareiam,dos falsos amigos que te cercam e da falsa mídia, procures a natureza, pois és tão bela quanto ela!. Mas mesmo assim tão bela, ela é maltratada pelas mãos humanas, que estão derrubando suas matas, poluindo seus rios e desviando suas nascentes para projetos que só beneficiam as classes mais favorecidas, como é o caso da transposição do Rio São Francisco - O querido  "Velho Chico".
Tal qual a natureza, a mulher bonita está suscetível a ser enganada por falsos galanteadores, que nada mais querem, senão, turvar a água cristalina que emana do teu corpo!. 
FRASE DO DIA"Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele." - Albert Einsten
Salvador-Bahia-Brasil - 28.07.2012 - Sábado, 23.13m - Alberto Sampaio - Blog do Painho


Nenhum comentário:

Postar um comentário