quinta-feira, 16 de agosto de 2012

AS MELHORES CANTORAS DO BRASIL - MARION DUARTE

MARION DUARTE - MARION PEREIRA DE CARVALHO GONÇALVES -
BIOGRAFIA
Nascida num 18 de março de 1938, no bairro carioca de Bento Ribeiro, Marion Pereira de Carvalho Gonçalves, ou simplesmente Marion Duarte, se tornou popular nos idos de 1950, mais precisamente em junho de 1957, quando começou sua carreira pela Rádio Solimões de Nova Iguaçu, no programa “Valores Novos” comandado por Marcos Alexandre. Daí seguiu se apresentando em vários outros programas da Rádio Nacional e Rádio Mayrink Veiga, entre os quais o Programa César de Alencar, Programa Paulo Gracindo e Programa Raymundo Nobre de Almeida (onde recebeu a faixa de Favorita da Associação de Cabos e Soldados do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro). Participou também da Caravana da Alegria, comandada pelo então comunicador da Rádio Globo, Luiz de Carvalho. Posteriormente foi contratada pelas Emissoras Associadas(Rádio e TV Tupi de todo o Brasil) e pelo Dancing Avenida, tendo sido capa de várias revistas populares da época como “Revista Rouxinol”, em Porto Alegre, “Canta, Moçada” e “Moda e Penteado”, no Rio de Janeiro e, entre outras, ao lado do “Velho Guerreiro” na Revista Radiolândia, recebendo também, nesse período áureo, vários troféus, medalhas e prêmios tais como o "Troféu Revelação"(1958), da Revista do Rádio-RJ; “Troféu Zé da Zilda"(1962), do Programa A Discoteca do Chacrinha; “Troféu Sua Majestade o Cartaz"(1963), da TV Jornal do Comércio- Recife-PE; “Troféu Sete Dias em Destaque”(1964), da TV Marajoara, Belém-PA, etc.
MARION DUARTE - "FONTE DE ENERGIA" 
E "DOCE AMOR"

Show na Rádio Nacional do Rio de Janeiro em
02.12.2011
Autor: Noel Rosa
MARION DUARTE - "ULTIMO DESEJO"

Show "Tributo ao Rei do Samba Sinhô"
Autor: João de Barro e Pixinguinha
MARION DUARTE - "CARINHOSO"
No mundo discográfico, Marion, entre os idos de 50 e 60, gravou seus Compactos e 78 Rpms pelos selos Copacabana Discos, Continental, Sondomar e Hot, obtendo êxito, entre outras canções, com a toada Quando Corre Uma Estrela (H.Simões/L.Lemos/A.Correia), o samba Triste Palhaço (A.Cruz/C.Silva) e o tango Milagre (Umberto Silva/Barbosa da Silva), onde fez dupla com o grande cantor Albertinho Fortuna. Seu último sucesso desta fase foi a canção Preciso de Você Urgentemente (Luiz Araújo/Oldemar Magalhães), já no final da década de 60.
MARION DUARTE - "DOCE DE COCO"

Show na Rádio Nacional do Rio de Janeiro em 
02.12.1011
MARION DUARTE - "PADROEIRO DO BRASIL"
Após 12 anos afastada do mundo do disco, em 1979, Marion é convidada para defender o samba Praia de Amaralina, de Tião do Pandeiro e Orlando Coto Dominguez, no Primeiro Festival de Música da Associação Atlética do Banco do Brasil (a AABB do Rio de Janeiro). A música obtém a quinta colocação e Marion, o direito de participar do LP “Só pra Começar” que reuniu as finalistas. A seguir, grava um compacto simples com as faixas Em Nome do Povo e Galera do Mengão, recebendo por esta gravação, o "Troféu Pererê", do Clube de Regatas do Flamengo, ao lado de Nana Caymmi e Elizete Cardoso que, na mesma ocasião, também receberam o troféu. Em 1985, grava mais um compacto, desta vez duplo, “Mulher de Verdade”(G. Martins/Walter Coragem/Verinha) e, no ano seguinte, assina contrato com a gravadora Top-Tape para fazer seu primeiro LP “Marion Duarte”, obtendo grande êxito com o samba Sou Pagodeira (Silas de Andrade/Café). Nesta segunda fase de sua carreira, a artista também recebeu várias honrarias, tais como o “Diploma de Homenagem” do G.R.E.S Estação Primeira de Mangueira e o “Diploma de Melhor do Ano”, do Programa “Recordar é Viver”, da Rádio Capibaribe, Recife-PE.
Autor: Sinhô
MARION DUARTE - 'SABIÁ"
Também foi grande a ligação da cantora com o saudoso Collid Filho (do Salão Grenat), do qual foi parceira em algumas composições, destacando-se a canção Doce Amor, na qual ouvimos a declamação do comunicador que, em várias ocasiões, afirmou ser Marion sua intérprete preferida. A canção foi gravada em 1999, integrando o cd de mesmo título.
Atualmente, Marion continua fazendo suas gravações, mas já na era dos trabalhos independentes. No ano de 2003, apresenta o cd “Fonte de Energia”, com destaque para a gravação do samba canção A Grande Verdade (Marlene e Luiz Bittencourt), do fox Não Troquemos de Mal (R. Brito e Jorge Faraj) e de seu antigo sucesso Quando Corre Uma Estrela (H.Simões/L.Lemos/A.Correia). Em janeiro de 2006, lança nas rádios cariocas, o samba carnavalesco, de sua autoria com Motta Vieira, Bola Preta Sensacional, uma espécie tributo ao bloco Cordão da Bola Preta, importante instituição da cidade do Rio de Janeiro. Já em 2007, ao lado do cantor Luiz Henrique, grava o medley Homenagem Concisa a Noel e a Maysa. A faixa teve a produção do baterista Jorge Quartarone (integrante da formação original dos grupo Os Cariocas), e é uma lembrança aos setenta anos do desaparecimento do genial Noel Rosa e aos trinta anos de saudades da fabulosa Maysa Matarazzo. Coincidentemente neste mesmo ano, Marion também é citada na página 105 da biografia de Maysa "Só Numa Multidão de Amores", escrita por Lira Neto.
Autor: Ivan Salvador
MARION DUARTE - "CANTA SALGUEIRO"

Programa Gente Carioca - entrevistador: Fernando
Reski - homenageados: Luiz Henrique, Marion 
Duarte e Bob Lest (98 anos).
LUIZ HENRIQUE - MARION DUARTE E BOB
LEST - PROGRAMA: "GENTE CARIOCA"
EDITORIAL: O conhecimento se renova a cada dia! E hoje, tive acesso ao acervo musical desta cantora que está na lista da série "As Melhores Cantoras do Brasil". A cantora Marion Duarte despontou no cenário musical em 1957,quando começou sua carreira pela Rádio Solimões de Nova Iguaçu, no programa“Valores Novos” comandado por Marcos Alexandre. 
Versos da música: "Prisioneiro do Mar" - "Sou prisioneiro das ondas do mar, de um desejo infinito de amar e de te acariciar.Vem, vem na praia o amor vem buscar, quando a luz de uma estrela brilhar, sou você hei de amar! Vem nesta noite de amor, que as ondas do mar, com teu rosto beijar.(bis) Vem, vem na praia o amor vem buscar, vem  tirar-me a angustia de ser, prisioneiro do mar. Vem, nesta noite de amor, que as ondas do mar, com teu rosto beijar (bis). Vem, vem na praia o amor vem buscar, vem tirar-me a angustia de ser, prisioneiro do mar (bis). Autores: Dom Marcotte/Ernesto Coetazar/Luiz Arcaraz - Versão de  - Galvez Morales. - Sucesso do Tro Irakitan. - Ouça a música - "Prisoneiro do Mar"
TRIO IRAKITAN - "PRISIONEIRO DO MAR"
Salvador-Bahia-Brasil: Quinta-feira, 16.08.2012 - 23.53m - Alberto Sampaio - Blog do Painho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário