sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CANTORAS DO FOLCLORE BRASILEIRO - MARLUI MIRANDA

Marlui Miranda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marlui Nóbrega Miranda (Fortaleza12 de outubro de 1949) é uma compositora, cantora e pesquisadora da cultura indígenabrasileira. Irmã da jornalista e escritora premiada Ana Maria Miranda. Casada com o fotógrafo Marcos Santili.
Em 1959, mudou-se para Brasília. Na Capital Federal, graduou-se em Arquitetura pela Universidade de Brasília e em Regência na Faculdade Santa Marcelina.
No ano de 1971 voltou a morar no Rio de Janeiro. Estudou também no Conservatório Villa-Lobos.
A partir de 1974 trabalhou com pesquisa de tradições musicais dos povos da Amazônia.
Em 1998 participou do disco "O Sol de Oslo" com Gilberto GilBugge WesseltoftTrilok GurtuRodolfo Stroeter e ToninhoFerragutti 
Foto de Marlui Miranda
Marlui Miranda
Nascida em Fortaleza e criada em Brasília, mudou para o Rio de Janeiro na década de 70 e estudou violão clássico com professores renomados como Turíbio Santos, Paulo Bellinati e outros. Tocou com Egberto Gismonti, Milton Nascimento, Jards Macalé, e em 1979 lançou o disco "Olho d'Água". Compôs trilhas para cinema e teatro e atua também como compositora. Suas músicas já foram gravadas por Ney Matogrosso, Sá & Guarabyra e outros. A partir da década de 70 passou a pesquisar e estudar a música dos índios brasileiros, atividade a que se dedicou por diversos anos. Ganhou bolsa de uma instituição nova-iorquina e realizou um projeto de preservação e recriação da música indígena da Amazônia brasileira. Com esse trabalho atuou como consultora de música indígena em filmes e eventos, gravou discos para o Brasil e para o exterior e produziu espetáculos, como a missa indígena criada a partir de músicas de tribos e apresentada na Catedral da Sé, em São Paulo em 1997 com a participação de orquestra jazz sinfônica e coral. Desde 1996 é integrante do grupo Pau Brasil. Em 1998 participou do disco "O Sol de Oslo" com Gilberto Gil, Bugge Wesseltoft, Trikot Gurtu, Rodolfo Stroeter e Toninho Ferragutti.
Egberto Gismontti com Academia de Dança
1979.
MARLUI MIRANDA - "OLHOS D!ÁGUA "

Abertura do evento "Hidroelétrica de Belo Monte
e a questão indígena" Em: 07.02.2011
MARLUI MIRANDA E JOHN  SURMAN

Marlui Miranda: cantora, compositora e 
pesquisadora da cultura indígena.
vídeo publicado em 20.02.2012.
MARLUI MIRANDA - "ARAUNA"

Compositor: Zé do Norte
MARLUI MIRANDA - "SODADE MEU BEM SODADE"

Autores;Edu Lobo e Vinicius de Moraes
MARLUI MIRANDA - "CANTO TRISTE"

MARLUI RIRANDA - "ACORDA MARIA BONITA"

Homenagem à criança índia morta covardemente 
por questões de terra.
NENA BARSÁA E MARLUI MIRANDA

MARLUI MIRTANDA - TININIM

Marlui Miranda as an accomplished musician
with a large curriculim of research of the music
of the indians of Northem Brazil acknowledged..
MARLUI MIRANDA - TCHORI TCHORI

Homenagem aos povos indígenas do Brasil.
MARLUI MIRANDA - "AGNUS DEI"
Selva Amazônica
EDITORIAL: Esta é a natureza preservada e o paraíso dos índios. Esta riqueza estará em extinção, se o governo brasileiro não tomar sérias providências contra os invasores e madeireiros que exploram ilegalmente suas terras!  Ora, aterrando e desviando o curso dos rios, serrando árvores e queimando madeira para a fabricação de carvão e venda clandestina de madeira de lei, tais como - Imbuia, Jacarandá, Jatobá, Jequitibá, Louro, Peroba Rosa, Pau Darco, Sucupira e Ipê Roxo.A amazônia é considerada "O pulmão da humanidade". Jamais deverá ser arrendada ou invadida por países interessados em sua diversificada riqueza!
Salvador-Bahia-Brasil, Sesta-feira, 31.08.2012 - 14h11m - Alberto Sampaio - Blog do Painho


Nenhum comentário:

Postar um comentário